Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Apresentações de samba e choro animam Jaraguá do Sul com o projeto Sabiá & amigos
Samba e choro como Jaraguá nunca ouviu antes
05/10/2024
Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, Jaraguá do Sul será palco de um evento cultural que promete encantar o público e celebrar a riqueza da música brasileira.
O projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, idealizado e produzido por Sérgio Francisco da Silva, conhecido na cidade como Sérgio Sabiá, consiste em quatro apresentações gratuitas em espaços públicos da cidade (Terminal Urbano, Calçadão de Jaraguá do Sul, Parque Via Verde e Praça Ângelo Piazera), valorizando as tradições do samba e do choro, gêneros fundamentais da formação da identidade cultural do Brasil.
“Os shows são fruto de um projeto que incentiva a expressão cultural de músicas características do estilo samba e choro no contexto urbano e valoriza os profissionais envolvidos, fazedores e mantenedores da cultura no norte catarinense”, destaca Sabiá, que é o diretor musical e trombonista no projeto, ao lado de Rubens Franco na voz, Guto Machado no violão de sete cordas, Luizinho no cavaquinho e Luan Koroll na percussão. Juntos, eles trazem ao público um repertório que homenageia grandes nomes da música nacional.
A voz do povo brasileiro
Uma das metas do projeto é fomentar a fruição do samba e do choro por centenas de ouvintes nas ruas da cidade de Jaraguá do Sul, valorizando o patrimônio histórico do povo brasileiro. Esses gêneros musicais nasceram no final do século XIX e início do século XX, resultado da fusão de ritmos africanos com melodias criadas em solo brasileiro, sob a influência da harmonia europeia, sobretudo no chorinho. Considerado o primeiro gênero de música urbana instrumental tipicamente brasileira, o choro caracteriza-se por sua complexidade instrumental e improvisação. Já o samba, reconhecido mundialmente como símbolo do Brasil, reflete a alegria, a resistência e a diversidade cultural do povo brasileiro.
“Cada música de nosso repertório oferece uma visão singular sobre os desafios e conquistas da nossa cultura plural, ressaltando o poder da performance musical na consolidação de uma cultura da paz, da alegria e da harmonia entre os povos”, explica o professor Luan Koroll, músico do projeto e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O repertório inclui clássicos como “As mariposas”, “Samba do Arnesto” e “Trem das onze” de Adoniran Barbosa; “Carinhoso” de Pixinguinha; “Feitiço da Vila” de Noel Rosa; entre outras pérolas musicais. O ritmo, as letras, a melodia e harmonia dos sambas não apenas entretêm, mas também educam, proporcionando ao público um mergulho na história da Cultura brasileira. Já o choro mostra a virtude artística sublime que é característica da nossa diversidade, que nas tensões mantém o caráter ao mesmo tempo gingado e determinado de nossa gente.
Reconhecimento e preservação cultural
O projeto acontece em um momento especial para a cultura nacional, porque é financiado pela Lei Paulo Gustavo, administrada pelo Ministério da Cultura. A Lei Paulo Gustavo foi instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, e sua execução foi regulamentada e ajustada em 18/12/2023, pela Lei Complementar nº 202 para garantir a distribuição eficiente dos recursos e a execução de projetos em todo o território nacional, até 31/12/2024.
Ademais, no dia 30 de setembro de 2024, instrumentos musicais do samba, como o pandeiro, o tantã, a cuíca e o tamborim, foram reconhecidos como manifestações da cultura nacional em todo o território brasileiro. A lei que oficializa essa decisão foi sancionada pelo presidente Lula (PT) e publicada no Diário Oficial da União. Este reconhecimento reforça a importância de iniciativas como esta do projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, que contribuem para a preservação e a divulgação dessas expressões culturais.
Sobre o samba e o choro
O samba e o choro são mais do que gêneros musicais; são patrimônios culturais que refletem a história e a alma do Brasil. Originários de influências africanas e europeias, eles narram em suas melodias e letras as vivências, tensões, conquistas e denúncias do povo brasileiro a favor dos afetos e contra o racismo. O reconhecimento recente dos instrumentos do samba como patrimônio cultural fortalece a importância de preservar e difundir essas manifestações.
“A valorização dos instrumentos e dos modos de fazer o samba é fundamental para manter viva a tradição da cultura afrobrasileira. Eventos como este fortalecem o respeito à diversidade cultural e promovem a continuidade dessas práticas também em nossa cidade, que acolhe pessoas das mais diversas etnias e regiões”, afirma Sérgio Sabiá.
Serviço
O quê? Apresentações gratuitas do projeto “Sabiá & amigos: samba e choro”, celebrando a história do samba e do choro.
Quando e onde?
Dia 19/10/2024 (sábado):
das 9h às 10h, no Terminal Urbano;
das 11h às 12h, no Calçadão de Jaraguá do Sul.
Dia 20/10/2024 (domingo):
das 15h às 16h, no Parque Via Verde;
das 17h às 18h, na Praça Ângelo Piazera, em Jaraguá do Sul – SC.
Valor? Evento gratuito.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline