divulgação/Ademir Pfiffer
Alvos acertados – Em Jaraguá do Sul, a tradição germânica se mantém viva através de suas famílias. A família Modro é um exemplo notável disso, com gerações dedicadas ao schützenverein, o clube de tiro. Neste artigo, acompanharemos a história dessa família e como eles têm passado adiante o legado dessa rica tradição, unindo passado e presente.
Localizada em um território que abrigou imigrantes húngaros (donauschwaben), pomeranos e alemães, a Sociedade mantém viva a rica herança cultural desses povos, marcada pela língua alemã. Essa identidade linguística conecta a Sociedade Atiradores Independência às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, um marco histórico que reforça a importância de preservar nossas raízes.
Alvos acertados: A família Modro e a herança do schützenverein. Divulgação/Ademir Pfiffer
Em meio às festividades de 2024, as famílias Guinther, Pacher, Modro e Krüger destacaram-se ao participar ativamente das tradicionais festas de rei e rainha do tiro ao alvo, típica do schützenverein. Na Sociedade Independência, o casal Modro alcançou um feito notável ao introduzir a nova geração, Giovana Modro Pacher e Matheus Modro Krüger, na prática do tiro ao alvo.
Reiner e Lourdes Günther Modro reinaram como rei e rainha do tiro ao alvo na Sociedade Independência em 30 de novembro, em uma festa grandiosa que contou com a presença de representantes de diversas sociedades coirmãs. Durante a festa da primavera, uma tradição da Sociedade, as mulheres assumem um papel de destaque: compete ao Departamento Feminino organizar e participar das competições de tiro ao alvo,
enquanto os homens do Departamento Masculino acompanham como observadores.
Em meio à euforia da festa, a jovem Giovana surpreendeu a todos ao acertar o alvo com precisão, utilizando uma carabina de ar comprimido. Essa façanha rendeu-lhe o título de rainha do tiro para o próximo ano. Seu irmão, Matheus, foi coroado rei, completando a dupla de jovens talentos.
Giovana, uma estudante do primeiro ano do ensino médio no Colégio Bom Jesus/Divina Providência, demonstra uma paixão não apenas pelo tiro
esportivo, mas também pela música e pelos idiomas. Já Matheus, futuro engenheiro de software, concilia os estudos com um trabalho em uma startup local, mostrando um perfil multifacetado e promissor.
A história do schützenverein continua a ser escrita, agora com a nova geração à frente. Giovana e Matheus, inspirados pelos avós, assumem o papel de guardiões da tradição. A coroação de Giovana em novembro de 2025 marca o início de uma nova era para a Sociedade Independência. Com a juventude e a energia dessa nova geração, o futuro da cultura germânica em Jaraguá do Sul é promissor.
Ao acompanhar a trajetória da família Modro, percebemos que o schützenverein é muito mais do que um clube ou sociedade de tiro:
é um símbolo da identidade e da história de Jaraguá do Sul.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
A empresa continua comprometida com a transparência, a escuta ativa e o respeito aos seus…
O Moleque Travesso anunciou o programa de sócio torcedor para 2025
Além da Amarelinha, Espanha e Portugal estão entre os melhores nos dois naipes
O Arnold Sports Festival South America acontece em São Paulo até domingo (6)
This website uses cookies.