Alunos de medicina já monitoraram mais de quatro mil pacientes com Covid-19 em Jaraguá do Sul
Os estudantes reforçam uma equipe que conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e 18 médicos
16/06/2021
A parceria entre a prefeitura de Jaraguá do Sul e o Idomed – Estácio vai completar três meses e, no período, já possibilitou o monitoramento de 4.174 pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. O acompanhamento é feito por um grupo formado por 65 acadêmicos do curso de medicina que atuam sob a supervisão de professores e fazem contato telefônico periódico com os pacientes.
A professora do curso de Medicina do Idomed – Estácio e supervisora dos alunos envolvidos no projeto, Rosana Mara da Silva, diz que a experiência tem sido engrandecedora.
“Nossos alunos têm aprendido bastante não só sobre medicina, mas também sobre empatia e sobre a importância da proximidade e de dar atenção às pessoas”.
A Central de Orientação sobre o Coronavírus criada pela prefeitura faz contato a cada 24 horas ou 48 horas com os pacientes para verificar a situação em que eles se encontram e para agendar o teste de Covid-19. Os dados apurados em cada atendimento abastecem o sistema municipal de controle de saúde e auxiliam no acompanhamento e na tomada de decisões para a gestão da pandemia.
Os estudantes reforçam uma equipe que conta com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e 18 médicos. O serviço funciona todos os dias da semana das 7h às 18h, pelo 0800-643-8089.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!