Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa
Alimentação saudável é prioridade nas escolas e CMEIs de Jaraguá do Sul
A alimentação escolar em Jaraguá do Sul é tratada como um pilar essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Diariamente, cerca de 22 mil alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, recebem refeições nutritivas e seguras, elaboradas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso,…
20/02/2025
A alimentação escolar em Jaraguá do Sul é tratada como um pilar essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Diariamente, cerca de 22 mil alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, recebem refeições nutritivas e seguras, elaboradas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, a Secretaria de Educação (Semed) investe em dinâmicas de educação nutricional para conscientizar as crianças sobre hábitos saudáveis.
Para garantir refeições equilibradas, a equipe da Semed conta com cinco nutricionistas, que elaboram os cardápios seguindo a Resolução nº 6/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a supervisora de Alimentação Escolar, Ionara Laiz Verdin Camargo, as refeições são adaptadas conforme a faixa etária dos alunos.

Divulgação/PMJS
Segundo Ionara, nos CMEIs, são evitadas preparações com açúcar para crianças de 0 a 3 anos. Em vez disso, são utilizadas frutas mais adocicadas, como banana, maçã cozida, uva-passa e ameixa preta, para adoçar os alimentos naturalmente.
Já para os estudantes da pré-escola ao 9º ano, o consumo de doces é limitado a no máximo duas vezes por mês. Além disso, alimentos ultraprocessados, como embutidos, são excluídos do cardápio, com exceção de datas comemorativas, como festas juninas e o Dia do Estudante.
Monitoramento e alimentação regionalizada
A produção das refeições é realizada por agentes de alimentação e nutrição, sob a orientação dos nutricionistas da Semed. Para garantir a qualidade dos alimentos, a equipe realiza visitas periódicas às escolas, além de pesquisas de aceitação entre os alunos e palestras para pais e professores.
Atualmente, cerca de 160 itens diferentes são adquiridos para a composição das refeições, sendo que 59 deles são fornecidos por cooperativas de agricultores familiares de Jaraguá do Sul e outras regiões de Santa Catarina. A partir de abril, esses produtos serão adquiridos por meio de uma Chamada Pública, prevista para o dia 28 de fevereiro. As entregas de frutas, verduras e legumes frescos acontecem semanalmente nas 65 unidades de ensino do município.
Educação nutricional para os alunos
Além da alimentação balanceada, a Semed promove atividades de educação nutricional para reforçar a importância de hábitos saudáveis. Crianças dos maternais e pré-escolas participam de contação de histórias e degustação de frutas e legumes. Já os alunos do 5º ano do ensino fundamental recebem aulas com nutricionistas, onde podem tirar dúvidas e debater sobre alimentação saudável.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital