Saúde

Açúcar: o “veneno doce” que envelhece, causa doenças e afeta sua mente

Reduzir o consumo de açúcar adicionado melhora a pele, o humor, o desempenho cognitivo e reduz o risco de doenças graves

05/02/2025

Nem todo açúcar faz mal à saúde. Açúcares naturais, como a frutose das frutas ou a lactose do leite, vêm acompanhados de nutrientes essenciais e fibras, que ajudam na absorção lenta, evitando picos de glicose no sangue.

 

 

O perigo está nos açúcares adicionados, presentes em alimentos ultraprocessados, refrigerantes e doces. Eles são conhecidos como “calorias vazias”, já que oferecem energia, mas poucos ou nenhum nutriente. “Esses açúcares são inseridos durante o processamento para adoçar, conservar ou melhorar a textura dos alimentos”, explica Amy Goodson, nutricionista de Dallas, nos Estados Unidos.

 

 

açúcar

Imagem ilustrativa. Banco de Imagens Canva

 

 

A U.S. Food and Drug Administration recomenda um limite de 50 gramas de açúcar adicionado por dia. Uma única garrafa de refrigerante pode conter 65 gramas, ultrapassando o limite diário.

 

 

Riscos para a saúde

 

 

O consumo excessivo de açúcares adicionados está relacionado a problemas graves de saúde, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. “O excesso de açúcar pode ser armazenado como gordura, o que leva ao ganho de peso e à resistência à insulina”, alerta Elaine Hon, especialista em cuidados com diabetes do Stanford Health Care.

 

 

Pesquisas também indicam que o açúcar pode afetar a saúde mental. “Alimentar bactérias ruins no intestino contribui para inflamação crônica e está ligado a problemas de saúde mental”, afirma Uma Naidoo, psiquiatra nutricional.

 

 

 

Benefícios surpreendentes de cortar o açúcar

 

 

A boa notícia é que reduzir o açúcar traz resultados rápidos e surpreendentes. “Menos açúcar melhora a pele, reduz o risco de depressão e aumenta a energia”, diz Goodson.

 

 

Estudos mostram que, em apenas algumas semanas, a redução no consumo pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 e melhorar a saúde do fígado. Além disso, reduz o desejo por doces e facilita a manutenção de hábitos saudáveis a longo prazo.

 

 

“Ao fazer mudanças pequenas e consistentes para reduzir sua ingestão de açúcar, você se sentirá melhor, terá mais energia e melhorará sua saúde a curto e longo prazo”, completa Goodson.

 

 

Dicas para diminuir o consumo

 

 

  • Evite refrigerantes e bebidas adoçadas.
  • Leia rótulos e fique atento ao teor de açúcar adicionado.
  • Reduza a quantidade de açúcar em receitas. Use especiarias como canela, baunilha ou extrato de amêndoa para dar sabor sem açúcar extra.

 

Adotar essas mudanças simples pode transformar sua saúde e bem-estar.

 

 

 

Fonte: National Geographic Brasil

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x