Saúde

Ações para eliminação de doenças rendem certificação

Ações para eliminação de doenças rendem certificação do Ministério da Saúde – O município de Jaraguá do Sul novamente foi destaque nacional, agora na área da Saúde. Ele alcançou o melhor desempenho entre os três estados e 60 municípios que solicitaram ao Ministério da Saúde a certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da hepatite B. Além disso, também obteve o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.

 

Os resultados compreendem o período entre os anos 2021/2022 e representam progressos significativos, com iniciativas integradas para a eliminação dessas doenças no Município. A entrega das certificações e dos selos ocorreu em uma solenidade em Brasília, na sexta-feira (29). Representantes da Secretaria de Saúde participaram do evento. A iniciativa do país é alinhada aos indicadores e modelos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

 

A diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, integrou a comitiva que esteve em Brasília. Ela destaca que receber a certificação é um reconhecimento do trabalho contínuo, desenvolvido com o objetivo de melhorar a saúde da população.

 

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto e, em alguns casos, durante a amamentação. Para prevenir e eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, especialmente em áreas vulneráveis, Jaraguá do Sul segue protocolos rigorosos para garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento dessas doenças.

 

“Nossa capacidade diagnóstica é abrangente, com testes rápidos disponíveis em toda a rede de saúde. Além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que assegura a qualidade da testagem, desenvolvemos estratégias específicas e ações extramuros. É uma abordagem integrada que garante diagnósticos rápidos e precisos. As certificações e o selo são frutos deste trabalho”, enfatiza o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva. Em junho deste ano técnicos do MS vieram a Jaraguá do Sul avaliar in loco o pedido de certificação.

 

O prefeito Jair Franzner celebrou mais esta conquista. Ele frisou que os resultados demonstram que o Município está no caminho certo, desenvolvendo ações e estratégias para facilitar o acesso das pessoas aos serviços de Saúde.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

JDV

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para esse domingo, 6 de abril

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

3 horas ago

Futebol: CRB resolve no primeiro tempo e bate a Chapecoense

Coritiba ganha do Vila Nova e América-MG vence Botafogo-SP na Série B

4 horas ago

Futebol: Com Memphis e Yuri inspirados, Corinthians bate o Vasco no Brasileirão

Botafogo derrota o Juventude em casa e conquista primeira vitória; Ceará vence o Grêmio

4 horas ago

Futebol: Juventus sub-21 estreia com derrota no estadual

A partida pelo Campeonato Catarinense aconteceu em Tubarão

6 horas ago

Governo Lula enfrenta rejeição crescente

Pesquisa Quaest revela que a imagem de Lula piora com sua exposição pública. Programas do…

9 horas ago

This website uses cookies.