Ações para eliminação de doenças rendem certificação
Ações para eliminação de doenças rendem certificação ao município de Jaraguá do Sul que novamente foi destaque nacional, agora na área da Saúde
05/12/2024
Ações para eliminação de doenças rendem certificação do Ministério da Saúde – O município de Jaraguá do Sul novamente foi destaque nacional, agora na área da Saúde. Ele alcançou o melhor desempenho entre os três estados e 60 municípios que solicitaram ao Ministério da Saúde a certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e da hepatite B. Além disso, também obteve o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis.
Os resultados compreendem o período entre os anos 2021/2022 e representam progressos significativos, com iniciativas integradas para a eliminação dessas doenças no Município. A entrega das certificações e dos selos ocorreu em uma solenidade em Brasília, na sexta-feira (29). Representantes da Secretaria de Saúde participaram do evento. A iniciativa do país é alinhada aos indicadores e modelos da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
A diretora de Vigilância em Saúde, Talita Piccoli Sevegnani, integrou a comitiva que esteve em Brasília. Ela destaca que receber a certificação é um reconhecimento do trabalho contínuo, desenvolvido com o objetivo de melhorar a saúde da população.
A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) durante a gestação, parto e, em alguns casos, durante a amamentação. Para prevenir e eliminar a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, especialmente em áreas vulneráveis, Jaraguá do Sul segue protocolos rigorosos para garantir diagnóstico precoce, tratamento adequado e acompanhamento dessas doenças.
“Nossa capacidade diagnóstica é abrangente, com testes rápidos disponíveis em toda a rede de saúde. Além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que assegura a qualidade da testagem, desenvolvemos estratégias específicas e ações extramuros. É uma abordagem integrada que garante diagnósticos rápidos e precisos. As certificações e o selo são frutos deste trabalho”, enfatiza o secretário de Saúde, Rogério Luiz da Silva. Em junho deste ano técnicos do MS vieram a Jaraguá do Sul avaliar in loco o pedido de certificação.
O prefeito Jair Franzner celebrou mais esta conquista. Ele frisou que os resultados demonstram que o Município está no caminho certo, desenvolvendo ações e estratégias para facilitar o acesso das pessoas aos serviços de Saúde.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital