Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Acne hormonal: saiba o que pode estar causando e como controlar
Os cuidados envolvem mudanças alimentares, rotina de skincare e até o uso de medicamentos
12/05/2023
A acne costuma ser o terror da adolescência. Nesta época da vida, tanto homens quanto mulheres lidam com as temidas espinhas em diversas partes do corpo, mas principalmente no rosto.
Nem sempre elas deixam de aparecer após a chegada da vida adulta, até por terem diversas causas. No caso da acne hormonal, surgem em determinados períodos e devido a algumas situações.
O que pode estar causando o problema e como controlar? Será que só um tônico antiacne resolve? Descubra agora!
O que é a acne hormonal?
Também pode ser chamada de acne da mulher adulta ou acne adulta, é mais comum no público feminino e causada por mudanças hormonais. A produção do sebo, que ajuda a deixar a pele hidratada, é regulada por vários fatores que incluem os hormônios. Se algo está desregulado no corpo, é possível lidar com a presença da acne.
As mulheres são mais afetadas por este tipo de acne devido ao ciclo menstrual, no qual ocorrem alterações hormonais. Ainda assim, os homens também podem experimentar o problema na vida adulta.
Quais suas principais causas?
As principais causas da acne hormonal são as oscilações naturais que acontecem no corpo, como no ciclo menstrual. Além disso, também é válido citar a gestação, a menopausa, alimentação com alto índice de açúcares, privação de sono, tabagismo e estresse.
O anticoncepcional e outros medicamentos também interferem nas variações hormonais e podem resultar no surgimento dos cravos e espinhas. Dentre os principais tipos de acne hormonal estão:
- Acne vulgar: comum entre os adolescentes e resultado das mudanças hormonais comuns a esta fase;
- Acne da mulher adulta: alterações hormonais causadas pelo ciclo menstrual, chegada da menopausa ou questões relacionadas à pele;
- Acne gravítica: resultado da gravidez, aparece em mulheres grávidas que estão experimentando mudanças hormonais para a chegada do bebê.
A Síndrome dos Ovários Policísticos também é uma das responsáveis pela acne hormonal. Isso acontece porque há um aumento na produção dos hormônios masculinos, no caso a testosterona, e consequente crescimento e estímulo da função das glândulas sebáceas, deixando a a pele mais oleosa.
Sintomas da acne hormonal
A acne hormonal não apresenta propriamente sintomas, mas alterações na pele que ficam facilmente visíveis e incomodam. No caso, são notados:
- Cravos brancos ou pretos no rosto e em outras partes do corpo;
- Cistos e nódulos nos casos de acne severa;
- Espinhas vermelhas e inflamadas;
- Espinhas com pus.
Na acne da mulher adulta, esses sintomas estão bastante presentes na região do queixo e começo do pescoço. A testa também pode ser afetada.
Como controlar e tratar?
Como a alteração hormonal é a principal causa do surgimento dos cravos e espinhas, o cuidado com a pele não é o único tratamento. É recomendado conversar com o ginecologista para trocar ou incluir o uso do anticoncepcional.
Também é indicado que o tratamento seja conjunto ao lado de um nutricionista, para reduzir o consumo de carboidratos e gorduras, mas mantendo uma dieta saudável. O dermatologista é outro profissional presente no tratamento, indicando os cuidados com a pele.
Neste caso, é indicado manter a pele limpa, evitar lavar com água quente, não estourar as espinhas e continuar hidratando a região. Se notar o rosto muito oleoso, vale trocar os cremes tradicionais por produtos próprios para este tipo de pele.
Tratamentos caseiros não são recomendados, afinal, podem piorar o quadro e inflamar a pele. Além da rotina de skincare, nos casos com muita inflamação e pus, é recomendado pelo médico o uso de antibióticos por via oral ou tópicos.
A limpeza de pele e procedimentos estéticos, como o uso de laser para cuidar das manchas e cicatrizes, também fazem parte das indicações, mas devem ser feitos apenas com profissionais especializados.
Por último, beber bastante água, evitar as bebidas alcoólicas e o cigarro, se alimentar bem são outras formas de não apenas tratar, mas controlar o aparecimento da acne.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado