Jaraguá do Sul | 08/11/2024 | Atualizado em: 08/11/24 ás 10:29

Abertura Especial da 34ª Schutzenfest na Capital Nacional do Tiro

Jaraguá do Sul comemora o título recebido e abre os festejos da Maior Festa dos Atiradores do Brasil em grande estilo

PUBLICIDADE
Abertura Especial da 34ª Schutzenfest na Capital Nacional do Tiro

Pelos próximos 11 dias todos os caminhos levam à Schützenfest. A noite desta quinta-feira (7), marcou o início da 34ª edição da Maior Festa de Atiradores do Brasil, na Capital Nacional do Tiro Esportivo. Felizmente, a chuva se despediu ao longo do dia e deu lugar a uma noite memorável, de tempo firme e alegria contagiante. Novamente, o Pavilhão A no Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe foi o palco principal da solenidade de abertura.

 

 

A tradicional marcha das sociedades e majestades reuniu os representantes das 17 sociedades de atiradores com suas rainhas e princesas, grupos folclóricos e autoridades que conduziram ao pavilhão os Reis e Rainhas dos Atiradores (Cláudio Ivair Schmidt e Débora Aline Neitzke e Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, da categoria juvenil) e demais majestades do tiro. Esta ritualística representa a busca do rei e rainha das festas que contecem na região desde o início do século passado, enaltecendo e resguardando as tradições das Schützenvereine (Sociedades de Atiradores).

 

 

A solenidade encerrou com a tradicional sangria do primeiro barril de chope, feita pelo Prefeito Jair Franzner. Foto: Divulgação/PMJS.

 

 

Liderado pelo prefeito Jair Franzner, o pelotão entrou no Pavilhão A carregando as bandeiras Nacional, do Estado e do Município, o Estandarte da Schützenfest e dos integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). A marcha foi acompanhada, ainda, pela Banda Estrela de Ouro, Majestades da Beleza da 34ª Schützenfest (Júlia Mohr Ewald, Júlia Emmendörfer Régis e Camila Maas, rainha, 1ª e 2ª princesa, respectivamente) e pelo mascote, Wilfried.

 

 

“Tiro simbólico” da festa realizado tradicionalmente para abrir os festejos da 34º Schützenfest. Foto: Divulgação/PMJS.

 

 

Entre todos os valores e tradições trazidos pelos imigrantes, a religiosidade é muito presente, por isso, na abertura da festa não poderia faltar o momento da bênção ecumênica, conduzida por um pastor e um padre. Na sequência, as majestades do tiro foram homenageadas com uma menção honrosa e o tradicional “Viva as majestades”. O “tiro simbólico” da festa também foi especial este ano, tendo em vista que Jaraguá do Sul recebeu neste mês o título de “Capital Nacional dos Atiradores”, por meio da Lei Federal nº 15.011, de 1º de novembro de 2024.

 

 

“Acredito muito nos valores que regem as sociedades, todo o trabalho voluntariado envolvido, o respeito à família, o respeito aos antepassados e a essa cultura tão valorosa. Vamos celebrar a alegria, a amizade e a confraternização. Vamos apertar as mãos e manifestar todo nosso carinho e respeito por esta tradicional festa”, finalizou.

 

 

Participaram da abertura integrantes da diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), Majestades da Beleza da 34ª Schützenfest, além de autoridades e a comunidade em geral. Foto: Divulgação/PMJS.

 

 

Até o dia 17 de novembro a Schützenfest reserva uma série de atrações para os seus visitantes, com boa música, apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia, variedade de bebidas, espaço para crianças e artesanato.

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Cristiane Marcelino

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br