A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
No dia 17 de janeiro de 1936 nascia em Lajeado (RS) um homem que mudaria para sempre a história de Jaraguá do Sul. Ordenado Padre Elemar (que morreu em 14 de dezembro de 1998, vítima de câncer) instalou o movimento da Juventude Católica e esteve diretamente envolvido na criação do Grêmio Esportivo Juventus, da Fundação Educacional Regional Jaraguaense, do Corpo de Bombeiros Voluntários, instalação do Serviço Social da Indústria e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O Decreto nº 75.690, de 5 de maio de 1975, autorizou a criação da Faculdade de Estudos Sociais no governo do ex-prefeito Eugênio Strebe, que morreu no dia 28 de novembro último, aos 87 anos de idade. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Portopedia)
*Em 1844, o cirurgião irlandês Francis Rynd inventou o que foi indiscutivelmente a primeira agulha oca do mundo. Mas era um dispositivo que usava a gravidade para fazer o líquido fluir e envolvia romper a pele com uma ferramenta conhecida como trocarte.
As agulhas modernas são feitas de fio de alto aço carbono e banhadas a níquel ou ouro 18K para resistir à corrosão.
*Na antiga Judéia, havia uma espécie de posto alfandegário, chamado Fundo da Agulha, por onde os mercadores tinham de passar com os seus camelos. Era obrigatória e difícil pois exigia o pagamento de pesados impostos.
A propaganda dos comprimidos Sexuol, em abril de 1960, promove um produto que promete “maior vigor” e “mais vitalidade”, direcionado a restaurar as “energias perdidas”. Anunciado para ambos os sexos, o remédio comercializava-se em farmácias e drogarias do Rio de Janeiro.
Ex-jogador e treinador de futebol, Mauro Geraldo Galvão nasceu em Porto Alegre no dia 19 de dezembro de 1961. Aos 18 anos, em 1979, foi campeão brasileiro jogando no Internacional (PA), clube onde começou a carreira. Hojhe aposentado, com 63 anos de idade, Galvão também jogou em outros clubes como Grêmio, Botafogo e Vasco. Destes dois últimos também foi treinador.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
A partida de ida acontece nesta quarta-feira (2), na Arena; ingressos à venda
A equipe jaraguaense contou com 26 atletas na delegação
A segunda fase está marcada para Arena Jaraguá, nos dias 25 e 26 de abril…
Prefeitura Planeja a Restauração de Mais Duas Pontes Pênseis. O valor total da licitação para…
O time lidera o Grupo D que terá o returno da primeira fase nos dias…
Conheça as principais tendências do inverno 2026 no N.MARINHO MODA em Blumenau, Santa Catarina.
This website uses cookies.