Colunas

A Propósito – A foto data de 1915 e mostra…

A Propósito – A foto data de 1915 e mostra casa de comércio Bisewski e Radwanski. Jaime Prawutzki comenta: “ O rancho grande que vemos no lado esquerdo da foto, era o comércio de “secos e molhados”. Na parte de baixo a garagem e na parte superior o comércio. Com um depósito de açúcar em sacas, já do lado direito o engenho de arroz, que depois foi ampliado. Celina M. Pfützenreuter acresenta: “Ainda era assim quando eu era criança 1952 se ainda me lembro era do Tomé Radwanski nas proximidades da igreja do guarani (açu)”. (Fonte: Antigamente em Massaranduba/postado por Jaime Prawutzki)

 

CURIOSIDADES

 

*O arroz é um dos alimentos mais populares do mundo, consumido em praticamente todas as culturas e em todas as refeições do dia. é uma das principais fontes de carboidratos para a maioria das populações, cultivado no mundo e com muitas variações em sua preparação e consumo.

 

*O arroz pode ter diversos tipos, tamanhos, cores e propriedades nutricionais. Cada um deles tem uma finalidade específica.  Entre os mais populares destacam-se o arroz branco, o integral e o arroz parboilizado.

 

*O tipo parboilizado é aquele que passou por um processo de pré-cozimento, conhecido como parboilização. Esse processo envolve três etapas principais: embebição (água), vaporização e secagem.

 

*Ele foi cultivado pela primeira vez há cerca de 10.000 anos, nas regiões que hoje são a China e a Índia. Desde então, se espalhou por todo o mundo, se tornando um dos alimentos básicos de muitas culturas.

 

*O arroz é uma fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e potássio. No entanto, é importante lembrar que o valor nutricional pode variar de acordo com o tipo e o modo de preparo.

 

*Massaranduba tem o título de Capital Catarinense do Arroz, com uma produção média anual de 50 mil toneladas, que se juntam às 15 milhões de toneladas de arroz em casca produzidas anualmente pelo Brasil para atender um consumo de 12 milhões de toneladas.

CAFIASPIRINA

A propaganda da Cafiaspirina, em 20 de agosto de 1927, utiliza narrativa familiar na figura da “tia Mariquinhas”, simbolizando os cuidados tradicionais de antigamente, contrastando-os com os avanços dos medicamentos modernos. Ao contrário das antigas práticas de unguentos e ervas, a Cafiaspirina (até hoje à venda) oferece um alívio mais simples e eficaz para dores de cabeça, de dente, ouvidos e neuralgias.

 

HOJE

foto divulgação

Antônio Augusto Moraes Liberato, o Gugu Liberato, apresentador de TV, radialista, jornalista, empresário, ator, cantor e produtor, morreu em Orlando (EUA) no dia 21 de novembro de 2019, depois de uma queda de escada na casa onde morava no dia anterior. Gugu tinha 60 anos.

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

A Propósito

Recent Posts

Futsal: Jaraguá recebe o Carlos Barbosa pela Copa do Brasil

A partida de ida acontece nesta quarta-feira (2), na Arena; ingressos à venda

7 minutos ago

Xadrez: CXJa soma 10 medalhas no Circuito dos Reis

A equipe jaraguaense contou com 26 atletas na delegação

3 horas ago

Tênis de Mesa: Jaraguá do Sul crava liderança na etapa inaugural do estadual

A segunda fase está marcada para Arena Jaraguá, nos dias 25 e 26 de abril…

5 horas ago

Prefeitura Planeja a Restauração de Mais Duas Pontes Pênseis

Prefeitura Planeja a Restauração de Mais Duas Pontes Pênseis. O valor total da licitação para…

5 horas ago

Futsal: Jaraguá do Sul estreia com duas goleadas no estadual sub-14

O time lidera o Grupo D que terá o returno da primeira fase nos dias…

6 horas ago

N.MARINHO TRENDS INVERNO 26: O Evento que vai inspirar a moda em Blumenau

Conheça as principais tendências do inverno 2026 no N.MARINHO MODA em Blumenau, Santa Catarina.

7 horas ago

This website uses cookies.