A foto data da década de 1920 e mostra que era comum as famílias e amigos se reunirem para um piquenique à beira dos rios da região, algo que volta acontecer agora com o parque da Via Verde. Tomar banho, pescar, se divertir ou contemplar a natureza. Famílias residentes às margens desses rios de Jaraguá do Sul, organizavam espaços para essa finalidade, ou como na foto para lazer, leitura, entre outras atividades. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Leão da Montanha)
CURIOSIDADES
*Por incrível que pareça, guardar os ovos na porta da geladeira não é o ideal. A movimentação pode trincar a casca e facilitar a entrada de microrganismos no alimento. O ovo pode substituir outras fontes de proteínas (frango, carne ou peixe) e ser o prato principal da refeição.
*O ovo não deve ser lavado, pois corre o risco de perder a proteção natural da casca e facilitar a penetração de substâncias como a água ou a contaminação de microrganismos. Ele é o segundo alimento mais completo do mundo, ficando atrás somente do leite materno.
*Fonte de proteína, o ovo possui quase todos os nutrientes que o corpo humano necessita: vitaminas essenciais, minerais, gorduras saudáveis e antioxidantes e todos os aminoácidos fundamentais ao bom funcionamento do organismo, com apenas 70 calorias por unidade.
*Eles são divididos em quatro “categorias” de acordo com o seu modelo de produção: o ovo caipira (ou “colonial” ou “capoeira”), o ovo orgânico, o ovo “de galinhas livres de gaiolas” e o convencional (ou “de granja”).
*“Ovos enriquecidos” ou “fortificados” são produzidos por galinhas alimentadas com linhaça, óleo de peixe, algas ou óleos vegetais, o que resulta em um ovo rico em ômega-3, fato já comprovado em estudos científicos.
*A cor da gema dos ovos varia de acordo com a alimentação das galinhas. Quanto mais forte a cor amarela da gema do ovo, maior número de elementos foi incluído na alimentação das aves, como por exemplo, capim, grãos, frutas entre outros.
IOFOSCAL
Um clássico fortificante dos anos 1950 era apresentado em anúncios de revistas. O Iofoscal trazia a ilustração de um aluno carregando seus livros gigantes nas costas, mostrando uma sobrecarga na dedicação dos estudos: “Quando os estudos são pesados… as crianças necessitam de Iofoscal”.
HOJE
Antônio Carlos Belchior, cantor, poeta, compositor, músico, produtor, artista plástico e professor brasileiro, nasceu no dia 26 de outubro de 1946 em Sobral (CE). Belchior morreu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, em Santa Cruz do Sul (RS) vítima de ruptura de um aneurisma da aorta, a principal artéria do corpo humano.
Notícias relacionadas
Coluna: Turbulentas águas de março
Pois é, março foi até dia 31… E todos concordam que foi com certeza um mês de altos e baixos, em todos os sentidos. Desde os problemas para resolver no “quintal de casa”, como a alta de preços nos alimentos, considerando os custos do plantio, transporte, até chegar à mesa…