A Propósito – A foto, estima-se que foi feita…
A Propósito – Curiosidades, memória da propaganda, personalidades e acontecimentos que marcaram a história de Jaraguá do Sul e região
28/11/2024
A Propósito – e-mail da coluna: jornalismo@jdv.com.br
Estima-se que alguém tenha feito a foto nos anos 1960, mostrando membros da Sociedade Amizade, do bairro de mesmo nome, em desfile festivo. Marcos Cesar Meldola comenta: “Esta foto foi da primeira festa de rainha da Sociedade Amizade e mostra o desfile para busca da rainha Gati Utpadel nos anos 60”. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul/ postado por Fazenda Leão Da Montanha).
CURIOSIDADES
* O feijão é fonte de carboidratos, que proporcionam energia para o dia a dia, além de nutrientes essenciais para uma vida saudável. Exemplo, proteínas ricas em lisina, vitaminas (inclusive do complexo B), sais minerais, como ferro, cálcio, potássio e fósforo e fibras.
* Os países que mais consomem feijão são também os que mais produzem. É o caso do Brasil, maior consumidor e também maior produtor de feijão do mundo. No ranking do consumo, Índia, China e México seguem-no – também grandes produtores.
* A hipótese mais provável talvez seja de que o feijão tenha surgido na Mesopotâmia, por volta de 7000 anos a.C. De fato, o feijão fez parte da alimentação humana desde as primeiras civilizações. No Egito o mesmo era considerado um símbolo da vida.
* Há registros do feijão e plantas similares desde as eras mais antigas da China, do Egito e de Roma. Acredita-se que a existência destes alimentos, que são ricos em proteínas e fibras, foi responsável pela sobrevivência da civilização ocidental em períodos medievais de fome.
*Existem vários tipos de feijões, mas os principais são: carioca, preto, branco, fradinho, cavalo, rajado, jalo e rosinha. O mais forte é o vermelho. Um grão pequenino, mas com sabor forte é muito usado na culinária francesa, principalmente no preparo de sopas.
* Há indícios que, à época da chegada dos europeus, o feijão já era conhecido pelos indígenas nativos, que no século 16, abasteciam os centros urbanos que estavam em formação, com abóbora, milho, mandioca e carne de caça.
A Propósito – SIPHÃO PRANA
A propaganda do Siphão “Prana” Sparklet, em novembro de 1909, associa o produto ao prazer e à sofisticação. O anúncio exibe uma mulher reclinada, em trajes leves, ao lado do sifão, destacando a frase: “A’s plagas do Prazer o siphão ‘PRANA’ Sparklet aportou como o symbolo da maxima delicia.”
HOJE
O advogado, político, presidente da Federação Catarinense de Futebol e vice-presidente da CBF, Delfim de Pádua Peixoto Filho, morreu em La Unión (Colômbia) em 28 de novembro de 2016 aos 75 anos de idade. Na queda do voo 2933 da LaMia, juntamente com a delegação da Chapecoense, que ia disputar a final da Copa Sul-Americana.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Coluna: Dias e dias literários…
Em primeiro lugar, preciso me desculpar com os leitores desta coluna pela ausência involuntária, nesse espaço que tanto prezo. Desde o final de outubro e ao longo de novembro, uma série de eventos literários tomaram conta da agenda e me levaram para lá e para cá, inclusive para o Rio…