A propósito
A foto mostra o antigo totem publicitário erguido na Praça Paul Harris, a popular pracinha da Marcatto, na esquina das ruas Barão do Rio Branco de Marechal Deodoro da Fonseca. Construída no ano do centenário de Jaraguá do Sul (1976). Com o tempo a estrutura foi se desgastando a ponto…
26/01/2023
A foto mostra o antigo totem publicitário erguido na Praça Paul Harris, a popular pracinha da Marcatto, na esquina das ruas Barão do Rio Branco de Marechal Deodoro da Fonseca. Construída no ano do centenário de Jaraguá do Sul (1976). Com o tempo a estrutura foi se desgastando a ponto de cair durante uma ventania na década de 1980. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/foto postada por Adilson Pedrotti).
CURIOSIDADES
- O Aedes aegypti (mosquito da dengue) leva em média 10 dias para se desenvolver e vive de 30 a 45 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante sua vida.
- A fêmea do Aedes aegypti pode depositar seus ovos em locais secos e com chance de acumular água. O que mais atrai o mosquito são água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva.
- O mosquito pode procura, ainda, criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. O mosquito pica as pessoas principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai fazê-lo a noite.
- Dentro de uma residência uma fêmea é capaz de picar até cinco pessoas. Pessoas com tipo sanguíneo “O” atraem duas vezes mais mosquitos do que pessoas com outros tipos sanguíneos, seja positivo ou negativo, de acordo com Camila Hoffman, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
- Os mosquitos transmissores da dengue não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h. A melhor forma de proteger, entre outras, é comer alho cru, vitamina B1, usar repelente e telas nas portas e janelas.
*Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave. Conhecida como dengue hemorrágica, que acontece com alterações da coagulação sanguínea.
AVEIA QUAKER
Para promover a famosa aveia da Quaker, até hoje no mercado consumidor, no final dos anos 1950 um simpático anúncio do fabricante apresentava a orientação do consumo do produto por crianças, com uma receita de banana amassada com a aveia.
WAGNER MONTES
Wagner Montes dos Santos morreu no dia 26 de janeiro de 2019, aos 64 anos, de infecção urinária provocada por um câncer no rim descoberto em 2010. Advogado, jornalista, jurado, apresentador de rádio e televisão. Deputado estadual por três mandatos, elegeu-se deputado federal pelo Republicanos (RJ) em 2018, mas morreu antes de tomar posse.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Conto: O sequestro do Papai Noel
“Temos que nos apressar, porque ainda falta o centro comunitário da Vila Progresso. Nessa hora já estão todos nos esperando”, lembrou o comerciante Tenório, que há mais de três décadas se transforma em Papai Noel e leva alegria às crianças carentes da capital. Nesses dias que antecedem o Natal, ele…