Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)
A BR-280
Reuniões pressionam o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas
15/07/2021
Enquanto o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini (PP), o vereador Ezequiel Ramalho Bezerra de Souza (DEM) e o deputado Fabio Schiochet (PSL) se reuniam em Brasília com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, para tratar da BR-280, o deputado Carlos Chiodini (MDB) e o prefeito Antidio Lunelli (MDB), conversavam em Florianópolis com o superintendente do DNIT e subordinado ao ministro, Ronaldo Carioni. O assunto era o mesmo.
A BR-470
No caso da BR-470, semana após semana a duplicação daquela rodovia eleita como prioridade pela Frente Parlamentar Catarinense e por uma penca de deputados estaduais, é motivo de pressão junto ao ministro. Com importante respaldo de entidades empresariais, como a Fiesc, por exemplo. Na 470 o Estado quer injetar R$ 200 milhões. Na 280, R$ 50 milhões. Porque lá tratam o assunto coletivamente. Por aqui cada um resmunga onde acha ser conveniente.
Bancada nem aí!
Em dezembro de 2020, durante uma live promovida pela Associação Empresarial de Joinville, o próprio ministro Tarcísio destacou ser importante a mobilização da bancada federal para injetar recursos na BR-280, através de emendas, evitando que a obra pare.
A bancada catarinense (16 deputados e três senadores) tem garantido orçamento da União para 2021, R$ 241 milhões. Mas, longe disso, até hoje nenhum centavo dessa dinheirama toda para a obra.
Trem de passageiros
Passados vinte anos, a ideia de se implantar transporte de passageiros com trem em Joinville sai, de novo, da gaveta. O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Marcel Vieira, diz que se trata de projeto a ser concluído em até dez anos se for retomado agora. A custos de hoje, investimento de R$ 150 milhões. Em regime compartilhado dos trilhos com a Rumo/ALL e autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.
São Chico a Jaraguá
O trecho projetado sai de São Francisco do Sul, passando por Araquari, sete bairros de Joinville, Guaramirim e Jaraguá do Sul. Em 2013, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul apresentou o projeto Veículo Leve sobre Trilhos, para circular entre Jaraguá e Guaramirim em trajeto de23 kms. Com três vagões e capacidade para 500 pessoas/dia.
Ficou no projeto
Previsão era de 45 mil passageiros/dia, ou cerca de 30 mil veículos a menos nas ruas diariamente. Por mês, um milhão de passageiros transportados. Mas isso considerando o projeto de desvio da malha ferroviária entre os dois municípios anunciado já em 2004, usando os trilhos já existentes. Essa obra nunca saiu do papel e, por isso mesmo, o VLT também não.
O contorno Oeste
O projeto do chamado contorno Oeste, idealizado já no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi (entre Nereu Ramos e Rio Cerro) foi assunto de conversa entre o prefeito Antidio Lunelli (MDB) e o deputado Vicente Caropreso (PSDB). O prefeito pediu ao deputado, de bom trânsito junto o governo do Estado, para que ajude na liberação de recursos para essa importante obra viária. Que servirá como alternativa para desviar o tráfego pesado da área central de Jaraguá do Sul, em trajeto de 17,3 quilômetros.
Tendência pró Antidio
Na bancada estadual de nove deputados do MDB, contrária à eleição prévia par definir o nome do candidato a governador em 2022, a tendência da maioria é apoiar o prefeito Antidio Lunelli.
O líder da bancada, Valdir Cobalchini, defende, inclusive, que não haja disputa entre os três pretendentes à sucessão de Carlos Moisés (sem partido). Algumas lideranças querem uma disputa majoritária pura, para governador com Lunelli e o deputado Celso Maldaner. Com Dario Berger à reeleição para senador. Aliás, o MDB já elegeu três governadores em chapa pura: Pedro Ivo de Figueiredo Campos, Luiz Henrique da Silveira e Paulo Afonso Vieira.
Notícias relacionadas
Coluna: Escola Antonieta vandalizada. Até quando?
Essa semana recebi fotos da fachada da Escola de Ensino Fundamental Antonieta de Barros, em pleno Centro de Florianópolis, situação que se perpetua há 16 anos, quando foi fechada por falta de manutenção. Fui procurada justamente porque no dia 11 de fevereiro publiquei, nesta coluna, o conto “Entrevistando Antonieta”. Nesse…