Variedades

MUNDO ANIMAL: 4 CARACTERÍSTICAS POUCO CONHECIDAS

Animais, independentemente da espécie, cultivam muitas habilidades incríveis. No entanto, ainda há casos que nós, humanos, acabamos atribuindo aos animais capacidades que eles não possuem

19/02/2024

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Animais, independentemente da espécie, cultivam muitas habilidades incríveis. No entanto, ainda há casos que nós, humanos, acabamos atribuindo aos animais capacidades que eles não possuem.

Curiosamente, isso também vale sobre o que supomos acerca do próprio ser humano.

 

 

1. Filhotes de panda são mais dependentes das mães do que imaginamos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

 

 

Apesar do grande tamanho, os pandas volta e meia ficam reféns das próprias trapalhadas, o que rende inúmeros vídeos que circulam na internet. Mas, de uma forma ou outra, eles acabam dando um jeito e fazendo o que precisam.

 

 

No entanto, demora bastante tempo até que esses animais conquistem certa independência: os filhotes de panda não são capazes de fazer praticamente nada por conta própria, já que nascem cegos. Assim, eles ficam à mercê dos cuidados da sua mãe.

 

 

Além de auxiliar na hora de alimentar, as mamães pandas também estimulam a excreção de seus filhotes. Ou seja, os pequenos sequer conseguem “ir ao banheiro” sem apoio e figuram entre os filhotes mais indefesos do mundo animal nas suas primeiras semanas de vida.

 

 

2. Gatos não sentem o sabor doce dos alimentos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

 

 

Há gatos que são bastante seletivos na hora de se alimentar, enquanto outros possuem um paladar menos exigente e comem de tudo. E pode ser que determinadas situações façam parecer que o felino aprecia alimentos mais doces.

 

 

No entanto, isso não passa de uma mera impressão, já que os gatos não possuem um gene específico, conhecido como Tas1r2 e, portanto, não são capazes de sentir o sabor doce. O mesmo vale para seus parentes mais distantes, os tigres. Ou seja, se os gatinhos estão de olho no sorvete, ou mesmo em outras guloseimas, o gosto definitivamente não é o principal motivo.

 

 

3. Humanos e seus monólogos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

 

 

Essa questão realmente pode gerar inúmeras reflexões, sobretudo em quem nunca parou para pensar sobre. Enquanto há pessoas que convivem a vida inteira com uma espécie de voz interior dentro da cabeça, há outras que desfrutam de um silêncio absoluto na mente.

 

 

Ou seja, definitivamente os seres humanos não pensam de forma igual, ou mesmo sequer semelhante. Estima-se que uma faixa de 30% a 50% das pessoas seja capaz de ouvir a própria voz nesses monólogos interiores. E vale dizer que eles parecem se desdobrar numa velocidade ainda maior do que na linguagem falada.

Mesmo entre os indivíduos que possuem essa forma bastante particular de processar os próprios pensamentos, não são todos que ouvem uma voz interior sempre. Qual é o seu caso?

 

 

4. Cachorros não enxergam todas as cores

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

 

 

No mundo animal, muito se fala por aí que cachorros são daltônicos e que definitivamente enxergam o mundo de uma forma bem diferente de nós. Mas, como os doguinhos conseguem diferenciar as cores dos brinquedos? E por que será que eles muitas vezes parecem preferir objetos de uma determinada cor?

Há ainda quem aponte que o campo de visão deles não esteja impregnado de cinza, preto e branco, e que as cores se apresentam de uma forma diferente para eles. Azul e amarelo seriam as cores que eles mais enxergam. Vermelho e verde, por outro lado, já seriam mais difíceis de serem assimilados. Isso não significa que a visão dos cachorros não seja fantástica, afinal, eles conseguem capturar objetos jogados no ar com uma facilidade incrível.

 

 

No dia a dia, eles nos observam tanto que é impossível não questionar como eles realmente não enxergam todas as cores de forma semelhante à dos seus amigos humanos. Ainda que seja o caso, o olfato e a audição acabam por compensar completamente essa particularidade.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x