Sem categoria

ESPECIAL BERLIM AMBIENTES

Empreendedor nato, nascido e criado na lavoura, Aclino passou por altos e baixos ao longo de meio século de existência da empresa

07/03/2023

Aclino Feder recebe homenagem da Câmara pelo cinquentenário

A empresa Berlim Ambientes que completou 50 anos de fundação no dia 1º de março foi homenageada na sessão de quinta-feira, 2 de março, na Câmara de Vereadores, por solicitação do vereador Nilson Bylaardt, Jaime Decker e Ezequiel de Souza e aprovada por todos, de forma unânime. A moção de aplausos foi entregue durante a sessão para Aclino (conhecido como Berlim), que se disse honrado pela homenagem.

“Fiquei muito honrado por ser reconhecido. Tenho que agradecer muito a Deus, à família e aos colaboradores, pois são 50 anos de trabalho, dedicação, de horas boas e ruins. Agradeço mesmo o reconhecimento pela Câmara de Vereadores, pois para mim foi muito emocionante”, disse.

Na tribuna, o vereador proponente traçou a linha do tempo das diferentes fases da empresa Berlim, que iniciou a pequena indústria quando Guaramirim era 70% agrícola. Empreendedor nato, nascido e criado na lavoura, Aclino passou por altos e baixos ao longo de meio século de existência da empresa, como o mesmo revelou.

Começou a Móveis Berlim com seu sócio e primo Hermínio Campigotto, na localidade da Banana Seca, região central de Guaramirim. 

 

Fotos: Flavio Brugnago

Berlim Ambientes comemora jubileu de ouro

“Não me vi em outro lugar, nem de outra maneira nesses 50 anos. Me sinto realizado e sei que posso fazer muito mais, enquanto tiver saúde, disposição e desejo para continuar.” 

A declaração é do empresário Aclino Feder, 75 anos, conhecido como o “Seu Berlim”, o empreendedor visionário e arrojado que fez da Berlim Ambientes uma referência no mercado moveleiro da América Latina. 

E pensar que o ponto de partida foi uma pequena oficina no bairro Amizade, em Guaramirim, ao lado do primo Ermínio Campigotto, com estofados e camas turcas… A escolha do nome “Berlim” foi uma jogada de marketing, para atrair uma parcela de descendentes de alemães da região com maior poder aquisitivo.

Num país em que grande parte dos empreendimentos não ultrapassam cinco anos, sem dúvida alcançar o jubileu de ouro é uma façanha para poucos. Foram décadas enfrentando crises econômicas e a acirrada concorrência, fatores que levaram à constante modernização do parque fabril, automação dos sistemas de produção, forte investimento em qualidade, inovação, tecnologia e recursos humanos. 

Hoje a Berlim oferece projetos personalizados de alto padrão, residenciais e corporativos. Ambientes planejados, móveis, decoração, utilidades para a casa e design de interiores formam o leque de opções, no Brasil e exterior. Detalhe:  30% vai para o Uruguai. “Em 2022, produzimos 224 mil peças, a maior produção dos últimos 10 anos”, revela.

 

O “segredo” do sucesso

 

Massarandubense de nascimento, Aclino Feder elenca três pontos essenciais para o sucesso: foco no negócio, persistência e paixão pelo trabalho. “É preciso estar sempre focado, não ficar investindo em outros projetos”, resume.

Outro fator importante está relacionado aos colaboradores. Para ele, é fundamental ser parceiro dos funcionários, percorrer o parque fabril, conversar e acompanhar os processos de criação, engenharia de produto e produção. “Na loja não tanto, mas na fábrica, giro todos os dias. Quando você é franco em relação às necessidades da empresa, terá aliados”, assegura. 

Hoje a empresa soma 95 empregados, envolvendo a produção, criação, administração e vendas. Há cinco anos a empresa é dirigida pela filha, Velanda Feder, e Seu Berlim integra o Conselho de Administração.

 

Associativismo e voluntariado

 

Paralelamente à atividade industrial, Aclino Feder se dedica ao associativismo e voluntariado, na Associação Empresarial de Guaramirim (ACIAG), Associazzione Bellunesi nel Mondo e Instituto Chiesetta Alpina. Também organiza as festas italianas da Porchetta, do Imigrante e da Fortaia. “Ficamos dois anos sem ter essas festas por causa da pandemia, mas esse ano pretendemos retomar”, anuncia.

 

Homenagem na Câmara

 

Para marcar a trajetória de sucesso da empresa, Aclino Feder foi o grande homenageado da sessão de quinta-feira (2) da Câmara de Vereadores de Guaramirim. Na sequência foi servido coquetel aos colaboradores e convidados no showroom da Berlim Ambientes.

Principais etapas da caminhada

 

  • 1973 – Surge em 1º de março a “Móveis Berlim”, com os sócios Aclino Feder e Ermínio Campigotto, na produção de estofados e camas, no bairro Amizade.
  • 1976 – O sócio Ermínio Campigoto vende a sociedade e segue como vendedor dos produtos da fábrica, agora com oito funcionários.
  • 1977 a 1979 – Já são 30 funcionários, com produção de estofados e móveis em geral.
  • 1986 – Mudança para o parque fabril no bairro Avaí e implantação de dois turnos, com foco nas cozinhas pré-fabricadas (até 1998).
  • 1987 – Aclino participa da Feira de Móveis de Milão, na Itália. Nos anos seguintes, nas demais feiras moveleiras da Europa e América do Sul, totalizando 34 viagens.
  • 1993 a 1994 – Domínio do mercado, com 140 funcionários.
  • 2000 a 2010 – Migração para móveis planejados residenciais e corporativos, com grandes mudanças na organização da empresa, altos investimentos na modernização do maquinário, automação, informatização e treinamento, totalizando 50 funcionários.
  • 2023 – Jubileu de ouro, consolidado com várias revendas pelo país, de projetos personalizados que seguem tendências do design europeu. Soma 95 empregados.

 

 

Depoimentos de amigos e colaboradores na história da Berlim Ambientes

 

Iniciei minha caminhada na Berlim em 2001, comecei com 15 anos, como auxiliar de produção – fazendo portas em PVC. Hoje com mais de 20 anos de trabalho nesta empresa, tenho uma longa caminhada de conquistas e aprendizado.

Uma empresa completando 50 anos de história é uma grande conquista é um marco significativo em sua trajetória. É uma prova de sua capacidade de se adaptar e inovar ao longo do tempo, superar desafios e permanecer relevante em um mercado em constante mudança

A Berlim iniciou suas atividades em 1973 na cidade de Guaramirim, produzindo móveis em madeira maciça como cadeiras e camas turcas, com o passar dos anos a empresa foi se aperfeiçoando, investindo em equipamentos e novas tecnologias, com isso foi ampliando sua linha de produtos e expandindo nacionalmente.

Hoje a Berlim conta com um moderno parque fabril altamente tecnológico e produtivo atuando mercado nacional e internacional

Nesses 50 anos a Berlim Ambientes passou por muitas transformações e evoluções consolidando-se como referência no setor moveleiro, muito pelo seu fundador e diretor Aclino Feder ( o Sr. Berlim ) que no auge dos seus 74 anos vive diariamente os desafios de liderar a Berlim em um mercado cada vez mais competitivo.

 

Marcelo Feder

 

A minha história na Berlim começa em 1988 

Jovem com 16 anos, cheio de energia em busca de conquistas para a vida.

Comecei como auxiliar de produção, ajudante de máquinas onde era produzida a madeira para atender a matriz, que no caso era na antiga fábrica da Berlim.

Durante 03 anos, sempre produzindo madeira para a fabricação de balcões, kits de cozinha com material chapeado.

Nos anos 90 a Berlim começou um trabalho forte na capacitação de líderes dentro da empresa, tornando sempre uma equipe unida, se intensificando muito ao longo dos anos.

Em meados de 1991 toda a estrutura foi juntada à matriz – no atual local

A partir deste ano – iniciamos a fabricação de móveis com madeiras nobres – cerejeira / mogno onde também começou uma linha de cozinhas de um padrão superior, que se destacava com fórmica e em detalhes de madeiras.

Nesta época já exercia função de liderança no setor de marcenaria, tanto na produção, quanto com o pessoal interno.

Nos anos seguintes também já começaram a chegar as máquinas importadas italianas, para o beneficiamento das madeiras, trazendo tecnologia para o processo fabril seriado de madeira.

Lembro que a primeira carga de MDF, foi importada do Chile – e foi um novo marco para nós funcionários, trabalhar em chapas prontas, onde anteriormente era necessário construir a chapa.

O Sr Berlim viajava constantemente para a Europa, para trazer a tecnologia dos equipamentos e design dos produtos, e estas aquisições eram fruto destas buscas constantes para o melhoramento do produto e da sua empresa.

O ano de 2000 – teve um outro direcionamento de mercado, começamos a trabalhar com lojas exclusivas.

No ano de 2004 – com a ascensão do nosso produto “qualidade”, fomos consultados a instalar a cozinha do BBB na TV Globo, onde prontamente a empresa aceitou, o qual foi um marco nacionalmente e também um orgulho de toda a equipe pelo posicionamento da marca e produto.

E meados de 2018 iniciou a sucessão onde os aprendizados são constantes, com novos desafios para o mercado atual, e para o direcionamento do sucessor.

Com a visão de todos estes anos, a visão que temos é que o Sr Berlim é um empresário arrojado, e muitas vezes estava a frente do seu tempo, nunca deixando de valorizar as pessoas. 

Ao longo destes meus 35 anos, nunca deixou de se comemorar um fechamento de ano, o Dia do trabalhador, e a conquista de metas, sempre valorizando cada pessoa integrante do grupo Berlim.

Assim nos tornamos uma grande família.

Nestes 35 anos o Sr Berlim sempre se fez presente praticamente diariamente junto com sua equipe, onde tornou-se uma pessoa não só como diretor, mas como ser humano admirado e respeitado por todos.

 

Valdir Tim

 

Aclino Feder  

Aclino Feder (Berlim), além de empresário bem sucedido é um ser humano que sempre atuou em benefício da comunidade guaramirense.

Quando exerci o cargo de Presidente da Aciag, entre os anos de 1982 e 1986, Aclino foi um dos empresários que, com seu espírito empreendedor, se envolveu em projetos que tornaram a nossa entidade a referência que é, hoje, entre as associações filiadas a Facisc.

Nas décadas de 80/90, Aclino foi um dos maiores incentivadores das feiras agroindustriais que aconteciam, bianualmente, em nosso município e que  funcionou, naturalmente, como um canal de difusão para o pujante   desenvolvimento econômico que Guaramirim vive hoje.  

Com toda a disposição demonstrada em participar das lides do associativismo empresarial, Aclino, em 1986, assumiu a presidência da Aciag, já nos primeiros meses de mandato presidindo a inauguração de nosso centro empresarial e durante todo o período que esteve na presidência da Aciag sempre agindo entusiasticamente, representando dignamente nossa entidade. 

Aclino, nesta data em que sua empresa completa 50 anos de atividades,  desejo que continues com a garra e a disposição que sempre tiveste e que com esse olhar visionário, aliás, uma característica sua, atue ainda por muito tempo na área empresarial e prestando seus préstimos também as demandas da área comunitária e cultural.  Parabéns Aclino e sucesso sempre. 

 

Francisco H. Schork

Presidente da Aciag Gestão 82/86

 

Um ícone da italianidade

 

Na organização da criação da Associação Bellunesi nel Mondo – Famiglia di Jaragua do Sul, em 1997  conheci melhor ao  Aclino Feder, que de forma inconteste já demonstrava  sua paixão pela Itália e sua cultura.

Um batalhador incansável pela causa. Foi o segundo presidente da Famiglia Jaraguá do Sul, com uma atividade ininterrupta. Nunca perdeu o foco, mantendo a atenção em sua decisões: nunca  deixou a peteca cair.  Juntamente com os outros apaixonados  pela italianidade, trabalhou e trabalha intensamente para resgatar a cultura, os costumes dos nossos nonni que vieram da Itália, e mais especificamente da Província de Belluno. A criatividade circulava nas suas veias, girava na sua mente e transformava-se em ações nas suas mãos. Assim nasceram:

 

  • a “Festa da Fortaia”  realizada anualmente numa das comunidades da Colônia de Luiz Alves/Massaranduba; sendo que sua 11ª edição foi realizada em 28 de agosto  de 2022 na Comunidade Santo Antonio de Sete de Janeiro, Massaranduba; integrando a Festa da Fortaia, incentivo ao campeonato da Mora;
  • reavivamento, junto com outros descendentes, da tradição do pavarui pavarelli;  do Bom dí bona mano a mi e do  pinsote;
  • a implantação dos outdoor nas várias localidades, com o nome de todas as famílias italianas que ali se estabeleceram;
  • publicou o livro sobre a família Feder ocasião em que foi apresentado um esquete sobre a imigração italiana na região;
  • a recepção dos italianos, de modo especial, Carla Andrich, pioneira no resgate das nossas origens,  e posteriormente Luca Luchetta com seus grupos de simpatizantes da nossa terra;
  • participação na viabilização e acompanhamento desses “Grupos italianos”  para a terra gaúcha e outras localidades do sul do Brasil.
  • a obtenção, para Carla, Luca e outros, da cidadania honorária de Massaranduba. 

 

Mas, queria estreitar sempre mais esses laços com a Terra das nossos antepassados  e então iniciou o processo de realização de um gemellaggio. Assim, após anos de encontros e documentos de intenção, em 1 de setembro de 2011, em Cencenighe, no salão Filò, com a presença de várias autoridade regionais italianas e de um seleto grupo de brasileiros, foi assinado o “Gemellaggio de Massaranduba com os municípios da Valle del Biois”: Falcade, Canale d´Agordo, Vallada Agordina, Cencenighe e San Tomaso Agordino. Constitui-se  em seguida um grupo do Gemellaggio para dar andamento às atividades, do qual foi o primeiro presidente. 

– homenageado com outros apaixonados pela italianidade, e alguns italianos que se dedicam à aproximação entre nossos países , pela Câmara de Vereadores de Massaranduba em 27 de novembro de 2021 em sessão solene pelo 10º aniversário do gemellaggio

Ainda em 2011, ano da “Itália no Brasil” e da celebração dos 150 anos da Unificação da Itália,  iniciamos o projeto de construção do “Monumento ao Imigrante Alpino”, do qual participou ativa e entusiasticamente e continua participando na sua manutenção.

Seu sangue o impele sempre a novas atividades para resgatar e manter viva a cultura das origens e seus poros transpiram a paixão por ela, identificada  em Canale d´Agordo na Valle del Biois, especificamente em Carfon.

Parabéns Aclino pelos 50 anos da sua importante e bela Empresa! Parabéns pela coragem e pela arte, típica de um neto de Imigrante Bellunese que honrou, com seu trabalho duro e incansável, não só a nossa terra brasileira mas a nossa terra das origens a Itália.

Por tudo isso, e muito mais,  a Província de Belluno lhe concedeu o “PREMIO INTERNAZIONALE BELLUNESI CHE HANNO ONORATO LA PROVINCIA IN ITALIA E NEL MONDO”  e  o Presidente da  República Italiana lhe conferiu as Insígnias de “CAVALIERE DELL´ORDINE STELLA D´ITALIA”.

E nós, lhe oferecemos a nossa gratidão perene.

Obrigada! Deus o abençoe.

 

Dra. Iria Tancon 

Correspondente Consular Honorária

 

A Associação Empresarial de Guaramirim – ACIAG, vem parabenizar a BERLIM AMBIENTES, pelos 50 anos desta excelente organização, orgulho de Guaramirim e Santa Catarina.

Acreditamos que o sucesso de uma empresa é cultivado todos os dias, a cada novo passo, a cada nova ideia, a cada novo desafio, e a BERLIM AMBIENTES colhe hoje os frutos plantados desde o início, destacando-se como uma grande empresa inovadora e empreendedora.

Desejamos a BERLIM AMBIENTES sucesso contínuo e a todos seus colaboradores, garra e determinação para dar continuidade a esse belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido.

 

Adilson César Demathe

Presidente da ACIAG

 

Berlim

 

É muito prazeroso poder falar sobre o meu Nobre Amigo BERLIM, ele que está completando 50 anos de ininterruptas atividades na área de móveis planejados, um dos pioneiros nesse segmento no Vale do Itapocu. No âmago da simplicidade que o caracteriza, palpita uma personalidade habilidosa e prestativa, comprometida com as causas sociais de nossa região econômica.

No passado, no âmbito da ACIJS, quando a presidia liderei o processo de implantação dos Núcleos Setoriais, projeto inspirado na Câmara de Ofícios de Munique e da Alta Baviera, o primeiro núcleo a ser implantado foi o de Marceneiros. Convidado, lá estava o BERLIM, que abriu as portas da sua empresa para compartilhar aptidões e experiências com colegas do setor, numa época em que concorrentes eram tratados como se inimigos fossem.  Por ocasião da construção da nossa Chiesetta Alpina, precisei me valer de pessoas que também abraçassem os desafios que a missão nos impunha, dentre os quais ele, sempre presente e muito prestativo na área de sua competência, tanto em questões relacionadas com a construção como também em relação ao mobiliário. 

Parabéns BERLIM pela sua maneira de ser e de fazer. E que os muitos anos que ainda estão por vir sejam tão exitosos quanto os idos. 

 

Vicente Donini

Presidente do Conselho de Administração da Marisol S.A.

 

Quem É Berlim?

 

Um cidadão, grande empresário, natural de Massaranduba, que vive em Guaramirim, amante da cultura e tradições italianas.

Conheci o Sr. Aclino Feder (Berlim) em 2003, na Festa da Porchetta.

Na minha visão, Berlim e italianidade se confundem. Ele respira italianismo em tudo que faz.

Berlim: Foi um dos membros da Fundação da Associação Italiana e da primeira edição da Festa da Porchetta, em Guaramirim

Participou na criação da Bellunesi nel Mondo Famiglia de Jaraguá do Sul, incluindo os municípios de Massaranduba, Guaramirim e Schroeder

Sendo grande entusiasta pela expansão da italianidade, participou ativamente na formalização do GEMELLAGGIO entre Massaranduba e os municípios (comuni) da Valle del Biois (Italia)

Em Massaranduba, promoveu a primeira reunião que resultou na abertura das aulas de língua italiana, que aliás, a comunidade abraçou com entusiasmo, obtendo bons resultados.

Foi grande sua participação na Construção da Chiesetta Alpina, monumento em homenagem aos imigrantes italianos, alemães e poloneses.

Marca presença nas festas da Fortaia, Porchetta e outras festas italianas na região.

Berlim é um cidadão que não vê dificuldades, nem entraves quando se trata da cultura italiana e de manter sempre vivas as origens e tradições dos nossos nonos e bisnonos.

Berlim, juntamente com outros grandes colaboradores é referência no desenvolvimento e continuidade da cultura italiana na região.

Nossa homenagem e gratidão, por tanta dedicação em prol da manutenção e expansão da memória dos nossos antepassados.

 

Alirio Valentini

Professor de Língua Italiana

 

Nos 50 anos da Berlim, Célio Bayer, destaca importância social

 

“Uma história de sucesso, que revela a capacidade do fundador Aclino Feder de enxergar há 50 anos o segmento de móveis planejados como grande potencial de crescimento e sua importância não somente para a economia, mas ao desenvolvimento social de Guaramirim e região”, afirma o vice-presidente da FIESC no Vale do Itapocu, Célio Bayer.

O empresário acompanha a trajetória da Berlim desde sua origem na década dos anos 1970, quando a empresa surgiu ainda de forma modesta e ao longo do tempo evoluiu até se tornar uma das marcas mais reconhecidas no mercado.

“É um projeto de empreendedorismo que se mostrou inovador desde o seu início, graças à visão do fundador e sempre apoiado na gestão de seus sucessores”, destaca Célio Bayer, para quem a dedicação constante da diretoria e colaboradores fez com que a empresa mantenha elevados os seus indicadores de qualidade em setor tão competitivo como o de móveis planejados.

Outro aspecto, assinala o vice-presidente da FIESC, é o envolvimento do ‘Senhor Berlim” com a comunidade, participando ativamente em diversos setores do associativismo e nas entidades sociais e ligadas à cultura.

“São empresários como o ‘Berlim’ que tornam a nossa região exemplo de desenvolvimento com qualidade de vida, gerando empregos e riquezas, e de um associativismo com belas atitudes que fazem a diferença”, completa Célio Bayer. 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.

Notícias relacionadas

x