Setembro Amarelo - Disque 188

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Este mês é marcado pela campanha Setembro Amarelo, ligada à prevenção do suicídio.

O suicídio é um assunto que as pessoas normalmente evitam abordar, assim como não se falava do câncer, da AIDS, e das doenças sexualmente transmissíveis um tempo atrás. Eram temas que todos evitavam abordar, em uma espécie de conspiração de silêncio, como se fossem assuntos proibidos.

Mas esconder o assunto não evitou que o número de suas vítimas crescesse a cada dia, sem parar. Foi preciso quebrar esses tabus e falar sobre essas doenças, para explicar, esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção. Só assim se conseguiu reverter o cenário.

Com o suicídio ocorre o mesmo, pois hoje ele é considerado pelo Ministério da Saúde (e pela Organização Mundial de Saúde da ONU) um problema de saúde pública, mas não se fala ou fala-se muito pouco nele. A exemplo do que já vimos acontecer no passado com as outras doenças, o suicídio é hoje um assunto tabu, e isso vem contribuindo para que a quantidade de vítimas aumente.

O número de suicidas cresceu 34% nos últimos 15 anos. São 32 mortes por dia, uma a cada 46 minutos, somando mais de 11 mil óbitos por ano. Suicídio já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no Brasil.

Estudos estimam que nove em cada dez casos de suicídio podem ser evitados, se a pessoa tiver ajuda e atenção. Existe um telefone de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Ligue 188. É preciso quebrar o silêncio e divulgar o 188 como um caminho para a ajuda.

A depressão, considerada a doença do século e a maior causa de suicídios, tem tratamento. Daí a importância fundamental de abordar o assunto.

Discutir o tema – e entender os fatores que levam a ele – são as únicas armas que temos contra o suicídio.

Vamos quebrar o silêncio e divulgar o disque grátis para o 188 do CVV – Centro de Valorização da Vida. Ele existe para ajudar pessoas com ideias suicidas em todo o país.

Participe do Setembro Amarelo você também.

Valorize a vida!