Seja irmão de sangue

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Um assunto de utilidade pública: a doação de sangue.

Neste momento de pandemia, a doação de sangue é da maior importância, pois com a pandemia alguns bancos de sangue esvaziaram seu estoques.

Vítimas de acidentes ou doenças graves, muitas vezes dependem de transfusões para não perder a vida. Por isso, uma das contribuições mais nobres que existem é a doação de sangue. Os doadores salvam muitas vidas e merecem toda a nossa admiração.

Muita gente ouviu falar coisas ruins e tem medo de doar sangue, mas são coisas sem fundamento:

Dizem que doar sangue vicia! Bobagem, doar sangue não vicia e se a pessoa deixa de doar não tem nenhum reflexo físico.

Dizem que doar sangue engrossa ou afina o sangue! Outra bobagem. O organismo controla perfeitamente a reposição do volume de sangue e de glóbulos vermelhos, que são mantidos sempre na mesma quantidade.

Dizem que doar sangue engorda ou emagrece! Não engorda, porque nada é injetado no doador; e nem emagrece, pois o volume retirado, que é de no máximo 450 ml, é reposto. Com 2 copos de água ou suco, o doador retorna ao peso anterior.

Algumas perguntas que as pessoas sempre fazem:

Há algum substituto para o sangue? Não! Só nosso corpo fabrica esse valioso salvador de vidas. Todo dinheiro que há no mundo não valerá nada se o sangue do tipo certo não estiver disponível.

Para doar sangue é preciso algum documento? Sim. Deve-se apresentar um documento com foto.

Tem que fazer alguma coisa especial antes da doação? No dia da doação, deve-se alimentar normalmente, evitando comidas muito gordurosas e beber muita água. Durma pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e não tome bebida alcoólica.

Quem pode doas sangue? Qualquer pessoa entre 18 e 69 anos com mais de 50kg e em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados.

Onde se doa sangue? Em Jaraguá do Sul o Hemocentro é num anexo do hospital São José. Agendar pelo telefone 3055-0454, e ir para a doação sem acompanhante.

Doe! Seja um irmão de sangue!