A roupa certa para uma entrevista de emprego

Lais Hornburg

Mestra em Design, Professora de Moda, Empreendedora e Modelo.

Ver artigos

Olá lindas leitoras

Neste momento de pandemia muitas pessoas perderam seus empregos e atualmente estão procurando novas oportunidades no mercado de trabalho e para muitas pessoas a entrevista é algo extremamente temido e que gera muita ansiedade. 

Estou aqui para dizer que suas roupas podem ajudar a passar uma mensagem de confiança e segurança apesar do friozinho na barriga durante a entrevista, por isso essa dica é para aquelas pessoas que querem ajuda para mostrar mais profissionalismo com sua imagem pessoal.

Eu já estive no lugar de um entrevistador durante um processo seletivo de empresa e posso dizer com propriedade que a aparência importa, pois é a primeira imagem que você está passando para a empresa. Como diz o ditado "a primeira impressão é a que fica", por isso garanta que essa primeira impressão seja a correta e que esteja a seu favor no recrutamento.

A primeira dica é: sem exageros! Nada de jóias muito grandes, sem maquiagem pesada, não use calça jeans destroyed (rasgada) por exemplo e nada de roupas muito extravagantes. Essa regra é para evitar que o entrevistador perca a concentração no que você está falando devido suas peças chamarem muita atenção. 

Não quer errar? Opte pelo básico, cores neutras e discretas, abaixo você verá dois quadros com alguns looks para exemplificar, o primeiro quadro mostra três looks mais formais e o segundo apresenta looks mais casuais e despojados, para escolher o look adequado sempre leve em consideração a cultura da empresa e a vaga a qual você se candidatou, por isso sempre faça uma pesquisa preliminar.

Se a vaga que você está concorrendo é para um cargo mais elevando na empresa, os looks abaixo são uma boa aposta, as peças sociais sempre ganham a aprovação do RH e da gerência, os dois primeiros são terninhos e o último é tailleur (blazer com saia), utilizar o blazer na mesma cor da calça ou da saia deixa o look mais harmônico, proporcionando unidade e sofisticação. 

Esses looks mais formais sempre exigem um salto, mas não opte por um muito alto para garantir mais segurança em sua caminhada e prefira sempre as cores neutras como preto, tons de cinza e marrom, como acessório é interessante o uso de um relógio, pois evita que você fique olhando a hora no celular, o que pode dar a sensação de não estar prestando atenção no momento.

O próximo quadro são com peças informais, mas mesmo assim adequadas para uma entrevista de emprego, perceba que aqui o look continua com cores neutras mas agora traz também peças como jeans, tricot e malha.

O mais importante é que as peças sejam adequadas ao ambiente profissional, sem muito decote e se optar por vestido, escolha um que não seja muito curto para esse momento. Perceba que esses looks são casuais e despojados então você pode usar calçados como mocassins, sapatilhas ou até tênis.

Eu recomento altamente a não usar chinelos ou rasteirinhas em entrevistas de emprego, pois muitas empresas prezam pela segurança e pode dar um ar de desleixo se você usa-los, procure também deixar o cabelo bem alinhado, as unhas limpas e bem cortadas também mostra que você é cuidadosa e se quiser pintá-las prefira as cores neutras.

Mas lembre-se independente da roupa que você usar o mais importante são suas habilidades profissionais, a experiência e suas capacidades intelectuais, então não deixe de ir preparada para responder perguntas sobre você e sempre fale a verdade, para que os recrutadores possam conhecer a sua essência.

Mande essa matéria para alguém que esteja procurando emprego, quem sabe essas dicas a ajudem a se sentir mais seguras no momento da entrevista.

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

para mais informações instabio.cc/LaisEH