Remédios fora da embalagem

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

A dica de hoje é algo que pouco se fala, mas que deve ser lida com muita atenção, principalmente pelas pessoas que tomam medicação de forma continuada.

Existem aqueles estojos plásticos para guardar comprimidos ou cápsulas, muito usados pelos portadores de doenças crônicas que precisam tomar remédios todos os dias.

Os estojos simplificam a rotina de tomar remédios e são práticos para o dia a dia, mas podem não ser a melhor escolha, porque o medicamento pode estragar, por exposição ao ar, à umidade e à luz.

Ou seja, os estojos que separam o remédio por dia da semana não ficam fechados tão perfeitamente quanto o blister no qual ele é vendido.

O recomendado é nunca remover cápsulas ou comprimidos e afins da cartela. Nem dos frascos, principalmente aqueles frascos que contém sistema de controle de umidade, como os sachês de sílica.

Não devemos esquecer que a embalagem também foi elaborada pela indústria farmacêutica para garantir a melhor condição de conservação.

Os farmacêuticos especialistas afirmam que não devemos remover cápsulas e comprimidos da cartela ou dos frascos originais, pois as embalagens de fábrica, além do controle de umidade têm também proteção contra a luz para preservar as propriedades do remédio.

Nos estojos eles não ficam tão bem protegidos quanto nas embalagens originais.

Se quiser, você pode tirar as cartelas ou os frascos da caixinha de papelão e deixá-los em algum local – como uma gaveta – onde eles fiquem em condições adequadas de temperatura, umidade e exposição à luz, de acordo com as instruções da embalagem, mas o ideal é manter o medicamento na caixa original de papelão, com a bula, o lote e a data de validade.

Assim você também não corre o risco de confundir os medicamentos, ou tomar remédios fora de validade.

Guarde seus remédios nas embalagens originais e em locais frescos e arejados para evitar problemas de umidade. Evite o banheiro por ser um local muito úmido.

Faça isso e garanta a sua saúde, se medicando de forma correta.