Colunas

Quando o estudante é responsável por si

A heutagogia traz para o estudante a responsabilidade pela sua aprendizagem, possibilita e instigar que o estudante seja protagonista e busque no professor as orientações necessárias.

16/06/2021

Por

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação

O que é Heutagogia

O termo vem do grego: heuta – auto + agogus – guiar, o que deixaria o ensino aprendizagem uma ação de empatia e não impositivo, os currículos desenhados por eles e para ele, tornariam os ambientes de aprendizagem, escolares em espaços de convergência. Essa metodologia se aproximas mais dos melhores cenários para o desenvolvimento da educação. 

Contratos de Aprendizagem

Essa metodologia proposta de ensino e aprendizagem cria uma cumplicidade entre alunos e professores, que juntos constroem uma trilha de aprendizagem, considerando currículos específicos para cada estudante. Ao construírem seus contratos os professores apresentam o currículo da matéria, e a partir desse passo ocorre a composição do currículo do aluno.

Aluno é o responsável

Essa ação transfere a responsabilidade sobre o caminho a seguir e seu tempo para o aluno, que, ao firmar o contrato com o professor, assume seus passos para sua aprendizagem. Uma das necessidades para realizar esse caminho é ter um currículo flexível, considerando a motivação dos alunos, adaptando-o as suas necessidades individuais. Dessa maneira podemos perceber que a educação se torna verdadeiramente significativa, o aluno é quem trilha sua educação, fazendo sentido ao que ele pretende.

Aprendizagem Atual

Esse modelo pedagógico apresenta o melhor dos cenários para educação, permiti aos professores educadores serem os orientadores do caminho para aprendizagem, saem do centro da sala de aula para o centro do processo de ensino aprendizagem. Em 2000 os teóricos, Stewart Hase e Chris Kenyon trouxeram a ideia da heutagogia, ou estudo da aprendizagem autodeterminada. Essa metodologia nasceu atual e interligada com o desenvolvimento tecnológico e para formação profissional, por acreditarem que o aluno capaz de desenvolver seu próprio estudo é o mesmo que corresponderá com as necessidades da indústria, principalmente no modelo 4.0 de indústria. Esse aluno será inovador, criativo, proativo, autônomo e preocupado com sua comunidade. Hoje percebe-se a aplicação dessa metodologia na educação em EAD, focado no momento e possibilidades do aluno, aliados aos usos das tecnologias.  

Notícias relacionadas

x