As emoções que as cores nos transmitem conforme a psicologia

Lais Hornburg

Mestra em Design, Professora de Moda e Especialista em aviamentos impressos em 3D.

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Você já analisou o quanto as cores nos influenciam? talvez já tenha ouvido falar que cada cor tem um significado, é por isso que muitas pessoas usam diferentes cores de roupas no Réveillon, como por exemplo: usar amarelo para receber alegria, energia e riqueza; usar rosa por estar em busca de amor; usar azul por querer tranquilidade e bem estar; usar laranja para ter entusiasmo e criatividade; e assim sucessivamente. 

Algumas pessoas não acreditam nesse negócio da cor da roupa atrair dinheiro, amor, paz, etc. e só utilizam a cor branca, por exemplo para prestigiar o ritual do ano novo e não pelo significado da cor em si.

Ok Lais entendemos que cada pessoa tem suas crenças, mas qual é a sua opinião? 

A minha opinião é: Não faço ideia! Não sei se a cor de roupa que você usar no Réveillon pode atrair algum tipo de mudança no ano seguinte, mas sei de uma coisa: Que cada cérebro humano identifica as cores de diferentes maneiras, influenciando diretamente seus sentimentos, desejos e emoções, o estudo desses comportamentos é chamado de Psicologia das Cores.

Segundo Neil Patel do Quick Sprout a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico. Então você já deve ter percebido a importância de entendermos como isso funciona.

A empresa CopyPress desenvolveu essa ilustração baseada na obra de Robert Plutchik que criou uma roda de cores ligada às emoções:

Perceba que toda cor tem emoções positivas e negativas, tudo depende do tom que você escolher e ainda assim não é tão simples, pois quando você junta cores em alguma composição, a emoção tende a mudar. Montar harmonias no círculo cromático torna tudo um pouco mais fácil, a imagem a seguir apresenta algumas das muitas possibilidades nesse sentido:

Já escrevi duas matérias sobre as harmonias cromáticas, uma sobre as cores análogas e outra sobre as cores complementares na composição de looks. A moda apropria-se muito bem das cores para passar emoções, mas ela não é a única, muitas marcas aplicam a psicologia das cores em seus logotipos, verifique na imagem a seguir:

Uma marca que usa as cores com destreza consegue transmitir significados e emoções em seu próprio logotipo, se ela quer parecer preocupada com a natureza, pode utilizar a cor verde, por exemplo, se quiser parecer refinada e sofisticada pode optar pela cor prata, se quer mostrar força, poder ou paixão pode priorizar o vermelho e assim por diante.

Na duvida na hora de escolher uma cor para seu look, logotipo, produto, etc. Sempre pergunte a opinião de algumas pessoas e nunca subestime o poder que uma cor tem.

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

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