Colunas

Pedágio com cartão

A proposta permite o uso de cartões de crédito e débito no pagamento de pedágios existentes ao longo de rodovias federais em SC, caso específico da BR-101

01/07/2021

Vai para votação em plenário projeto do deputado Rodrigo Minotto (PDT) já aprovado pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da AL. A proposta permite o uso de cartões de crédito e débito no pagamento de pedágios existentes ao longo de rodovias federais em SC, caso específico da BR-101. Para que motoristas não sejam surpreendidos sem dinheiro em espécie. E quando isso ocorrer (motoristas sem dinheiro no bolso) em áreas onde não há cobertura móvel? Aliás, um drama enfrentado por usuários em todo o país, incluindo até mesmo áreas urbanas.


 

A fila de espera

Em abril de 2021 a fila de pacientes cadastrados para cirurgias eletivas em SC já somava 94 mil pessoas. Levando a crer que já batemos na casa de 100 mil pacientes. Em 2019 eram 73 mil pessoas. Informação é do deputado Vicente Caropreso (PSDB), lembrando que sucessivas portarias do Estado autorizaram essas cirurgias nas janelas que a pandemia abriu, mas por poucos dias. O represamento das cirurgias eletivas é, hoje, o grande gargalo da saúde. Por isso, é urgente imunizar contra a Covid para desafogar os hospitais, defendeu o deputado.

Perguntar não ofende

Que discurso terão MDB e PP, hoje atrelados ao governo de Carlos Moisés (PSL) se ele (Moisés) for candidato à reeleição pelo mesmo PSL? Vão “meter o pau”? Vão pregar a “continuidade” (já que apoiam)? Ou vão pregar um modelo de governo mais “inteligente, inovador, eficiente”? Na verdade, tudo depende da mudança ou não de partido do coronel bombeiro.

Nomes do PSD

O PSD, que vai aprovar o projeto da reforma previdenciária dos servidores públicos estaduais assinado pelo governador Carlos Moisés (PSL), tem três pré-candidatos à cadeira do coronel bombeiro. Um deles é o ex-governador Raimundo Colombo: “Mesmo na pior crise econômica, Santa Catarina não aumentou impostos (no governo dele), alardeia Colombo, que não descarta candidatura ao Senado. Como em 2018.

Ou vai ou racha

“Não serei candidato de faz de conta. Se for para ir, vamos com tudo”, diz o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. “Temos grandes exemplos de gestão (quando prefeito de Blumenau) e o melhor quadro de Santa Catarina”, afirma Napoleão Bernardes, ex-prefeito de Blumenau, que deixou o PSDB logo depois das eleições de 2018, quando se candidatou a vice-governador.  

Dória em SC

João Dória Jr., governador de São Paulo, deve vir a Santa Catarina dia 10 de julho, em roteio que inclui outros Estados. Em Florianópolis tem encontro com lideranças tucanas já que está em campanha para disputar a presidência nacional do partido. O que já pretendia em fevereiro desse ano, ao anunciar sua pré-candidatura a presidente da República.

Reação tucana

Mas, a cúpula manteve na presidência nacional, até 2022, o ex-deputado federal e ex-ministro das Cidades (governo Dilma Rousseff/PT), Bruno Cavalcanti Araújo (PE). Por ironia, eleito em 2019 com apoio de Dória. E contra Geraldo Alckmin, por sua vez padrinho político de Dória que o lançou e elegeu prefeito de SP, em 2016, mesmo contrariando a maioria do diretório tucano.

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x