O que é o Natal?

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

Histórias de Natal

Então é Natal!...e o que você fez? Essa data comemorativa simboliza o nascimento de Jesus Cristo, uma comemoração que ocorre há mais de 1.600 anos no dia 25 de dezembro. A palavra Natal refere-se a nascimento ou local de nascimento.

Origem do Natal

Sua comemoração inicial não tinha uma data fixa, era comemorada em diferentes datas, a cada ano. O motivo da comemoração em dias diferentes ocorria por não se ter uma data exata do nascimento de Jesus. Foi no século IV que o Papa Julius definiu o dia 25 de dezembro como data para comemoração do Natal. Antes de se tornar uma festa Cristã a comemoração era em homenagem ao “deus sol”, feita pelos Romanos para pedir fartura.

O Natal pré-cristão de muitos povos

Natalis Invicti Solis, onde os Romanos comemoravam o solstício de inverno, uma homenagem ao “deus sol” para que a chegada do verão fosse de fartura e as dificuldades do inverno superadas. Considerada, após o surgimento do cristianismo, uma festa pagã. Com o passar do tempo e a mudança de influência o deus sol foi substituído por Mitra, um deus Grego. O Yule ou Jól, uma comemoração realizada pelos nórdicos da Era Viking, também em celebração ao solstício de inverno e também pode ter influenciado a data do Natal. Uma das mais prováveis hipóteses é que a data do dia 25 de dezembro foi definida pelo Papa Julius como forma de conseguir mais adeptos ao Cristianismo.

Papai Noel

O Natal é representado por muitos símbolos, considero que o Papai Noel é a maior marca dessa data. Esse personagem do Natal foi inspirado no bispo São Nicolau com a intenção de simbolizar e inspirar as pessoas com o exemplo de suas ações de caridade.

Natividade é o que importa

Independente de críticas ou teorias fantasiosas criadas sem fundamentações cientificas de pesquisas, esse período serve para que o mundo desacelere, preste mais atenção em quem está ao seu lado, que partilhe com os menos afortunados e principalmente, valorize sua vida!