Mulheres, ajudem os homens!

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

O novembro azul é a campanha anual dedicada à prevenção do câncer de próstata e à saúde do homem.

Os homens cuidam menos de sua saúde e apresentam maior mortalidade que as mulheres em praticamente todas as etapas da vida.

A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens. E dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior para os homens, pelo comportamento de risco e maior propensão a acidentes ou violência.

Os homens precisam entender que cuidados e prevenção são os maiores aliados da saúde. Detectar as doenças precocemente traz mais chances de cura e tratamentos menos agressivos.

O grande problema masculino de saúde é exatamente esse: os homens dão pouca importância aos cuidados com a saúde. Eles vão deixando a consulta médica para depois e quando se dão conta a doença já avançou e os tratamentos se tornam muito mais difíceis.

O câncer de próstata tem cura! Ele é a segunda maior causa de mortes por câncer em homens; é mais comum em homens acima dos 50 anos, mas pode ser combatido com sucesso se for detectado no começo.

Todos os homens, a partir dos 45 anos de idade devem consultar o urologista e fazer o toque retal e o exame de PSA uma vez por ano; e quem tem histórico de câncer de próstata na família, deve começar este controle a partir dos 40 anos de idade.

Além do câncer de próstata, outras doenças atingem bem mais os homens do que as mulheres; como o infarto, o acidente vascular cerebral, as doenças do fígado, o câncer de cólon e o enfisema pulmonar.

Meu amigo! Não se medique por conta própria, faça uma alimentação balanceada e exercícios físicos, controle o álcool, deixe de fumar e a sua vida vai dar um salto de qualidade.

Mulheres! A maioria dos homens, se deixada por conta própria, não se cuida como deveria.

Insistam com seu marido, namorado, pai e irmão, para que se cuidem. Marquem as consultas! Acompanhem os homens na ida ao médico e aos exames!

Façam o que puderem para que eles se cuidem melhor.

 

Receba as notícias do JDV no WhatsApp!