Jogos e atividades na quarentena

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Enquanto esperamos que se descubra e distribua-se uma vacina realmente eficaz contra o coronavírus, a única saída que temos para evitar a Covid-19 é o isolamento social, com seus prós e contras.

Os prós são a segurança e a garantia de estar fazendo a coisa certa para se prevenir do contágio. Entre os contras estão os vários efeitos colaterais do isolamento, como a redução da atividade econômica, o stress e a ansiedade da falta de convivência, entre outros. Mas um dos mais reais para as famílias com crianças é que elas vieram para dentro de casa em tempo integral, com o fechamento das escolas.

Ter os filhos pequenos o dia inteiro como companhia, pode ser uma alegria, mas é também uma rotina desgastante, pois crianças são umas maquininhas cheias de energia, e tê-las confinadas, com espaço limitado para queimar as calorias que seu metabolismo acelerado exige é um desafio e tanto para os pais.

Crianças saudáveis precisam de atividade, além disso, como a maioria das escolas está com aulas à distância, os pais ainda têm de acompanhar as crianças nas lições escolares.

Por isso o melhor é fazer uma lista e organizar as atividades, mas tenho certeza que a maioria dos pais já está fazendo isso, e esse comentário é mais para me solidarizar com eles.

Mas não custa lembrar que, como criança precisa de exercícios físicos, os pais devem incluir em sua lista pelo menos uma hora diária de brincadeiras que exija esforço físico de seus pequenos.

A atividade física é essencial para que a criança cresça com saúde. Só jogos eletrônicas e brincadeiras sedentárias podem causar obesidade e atrasar o desenvolvimento de ossos e músculos.

Fica a dica:

Pais e mães! Aproveitem para se exercitarem junto com as crianças. Façam do limão uma limonada, unam o útil ao agradável e benéfico à sua saúde e mexam-se juntos! As crianças vão adorar e todos vão se divertir juntos.

Toda crise traz uma oportunidade embutida, transforme o problema em saúde e bem estar!

Cuidem-se bem!