Hábitos matinais para o seu dia começar com o pé direito

Fernanda Silvestri Dellani

Nutricionista clínica. Inscrita no CRN10 8435, pós graduada em Nutrição e estética

Ver artigos

Já parou para pensar que a forma como você começa o seu dia pode interferir drasticamente na sua qualidade de vida? E a alimentação tem tudo a ver com isso.

A partir de hoje pense em mudar ou incluir alguns hábitos matinais que ajudarão a ter um estilo de vida mais saudável. Ao acordar coloque como uma meta tomar água. A água reidratará seu corpo, que ficou em repouso por várias horas e teve privada a ingestão naquele momento. Além de reidratar o corpo, a água proporciona mais energia para o cérebro e faz seu metabolismo trabalhar melhor.

Além disso, em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido a seguinte frase: o café da manhã é a principal refeição do nosso dia.

E essa frase está correta. Hoje vou te explicar qual a importância do café da manhã e o que é ideal incluir nessa refeição para que você comece e tenha um ótimo dia.

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, pois normalmente seu corpo entra em estado de catabolismo, ou seja, começa a consumir as reservas de energia do seu corpo por estar em jejum devido as horas de sono. Por esse motivo o café da manhã tem a função de quebrar esse jejum e repor os nutrientes necessários para te dar energia.

Fazer uma boa refeição de café da manhã também auxilia na concentração e melhora o rendimento durante seu dia, visto que além da água, o cérebro precisa de nutrientes, principalmente de carboidrato, para se manter ativo.

Até aqui tudo bem, mas você sabe o que comer no café da manhã?

Para você que não fica sem o pãozinho tente incluir um pão integral. O pão integral possui carboidratos integrais e fibras que auxiliam no intestino e fornecem energia para o cérebro.

Inclua uma proteína de alto valor biológico que possui todos os aminoácidos essenciais em quantidades suficientes para o crescimento de novos tecidos. Tais como ovos, queijos brancos, iogurte natural ou frango.

Frutas são ótimas opções de vitaminas, minerais e fibras, o que auxilia muito no bom funcionamento do intestino.

Além das frutas, inclua fontes de fibras como a aveia, a granola, de preferência sem açucar, a chia ou a linhaça.

Evite: embutidos como presunto, mortadela, peito de peru, salame, pois tais alimentos contêm muito sódio e conservantes.

Sabe aquela margarina que você passa no pão, substitua por manteiga, creme de ricota, cottage ou requeijão light.

Então uma combinação perfeita seria: cereais, proteínas e frutas.

Anota as seguintes sugestões:

  • Ovo mexido + ½ mamão papaia + 1 xícara de café preto ou com leite sem açúcar.
  • Pão integral + queijo minas ou ricota + 1 fruta picada + 1 xícara de café preto ou com leite sem açúcar.
  • Iogurte natural + 1 fruta picada + granola sem açúcar.
  • Vitamina de frutas + aveia

 

Quando o simples funciona, o complexo torna-se desnecessário.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: [email protected].

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.