Colunas

Faixas mal colocadas

Vereadora Sirley Schappo (Novo) aborda problema antigo de mobilidade urbana, criado no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi

24/06/2021

Vereadora Sirley Schappo (Novo) aborda problema antigo de mobilidade urbana, criado no governo do ex-prefeito Moacir Bertoldi, com ênfase para vias laterais do Centro da cidade onde não há semáforos para controlar a passagem de veículos e pedestres.

Faixas foram pintadas nas esquinas com as vias preferenciais, o que obriga motoristas a pararem sobre elas para poder enxergar a passagem de outros veículos.

Ao longo da Reinoldo Rau, por exemplo. E isso é passível de multa, diga-se. Além de invasão da área de passagem das pessoas a pé. Com insistência, até, muitas vezes apontei o erro, sugerindo o recuo das faixas como necessário. Nunca deram ouvidos. Cansei.

Talvez agora, partindo do Legislativo e aproveitando a onda de civilidade visual reinante, alguém se dê ao trabalho de, ao menos, ver o problema de perto.

MDB em chamas

Repercute a decisão do MDB em suspender as eleições prévias de 15 de agosto para definir o candidato a governador. Em nota oficial, lideranças alegam, como único motivo, o recrudescimento da pandemia da Covid 19.

Citando que SC ultrapassou a casa dos 16 mil mortos. O evento agravaria o quadro de infectados visto a aglomeração de filiados no dia da votação. Na verdade, a inédita opção de escolha incendiou e dividiu o partido.

De um lado estão o deputado e presidente do MDB, Celso Maldaner, e o prefeito Antidio Lunelli. De outro o senador Dario Berger.

Pandemia ignorada

Mas, é preciso dizer que, em março último, quando decidiram pela eleição prévia, já tínhamos um acumulado superior a 7 mil mortos pela doença em SC. Só no mesmo mês de março, segundo a secretaria estadual da Saúde, mais de 3 mil mortes.

O que bastaria para se ter um mínimo de prudência. Mas, não. Interesses políticos falaram mais alto justamente pela boca de quem, diuturnamente, recomenda muita prudência à população com medidas restritivas. Também não houve, de partido nenhum, preocupação maior com as eleições de 2020.

Cartas marcadas

A eleição prévia é vista pelos apoiadores de Dario Berger como jogo de cartas marcadas para barrar a candidatura do senador. Alegam que o deputado e presidente do MDB, Celso Maldaner, que já esteve em Jaraguá do Sul em reunião fechada com Lunelli, abriria mão para ser vice na chapa do prefeito.

Que dele (Maldaner) depende em cem por cento para viabilizar a candidatura. Registre-se, também: Mauro Mariani, hoje assessor de Dario Berger, teve do prefeito Antidio Lunelli todo o apoio, financeiro até, na campanha para governador.

Prefeitos governadores

A radical disputa no MDB para indicar o candidato a governador em 2022 e onde aparece o prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, faz lembrar que o Norte catarinense já elegeu dois prefeitos como governadores de SC.

Pedro Ivo de Figueiredo Campos e Luiz Henrique da Silveira, ambos de Joinville. Pedro Ivo asfaltou o trecho da SC-110, no Rio Cerro II, a pedido do então deputado Ademar Duwe. Difícil é lembrar do legado de LHS em dois mandatos.

Em plenário

Depois de liminar da ministra Rosa Weber, do STF, desconvocando govenadores chamados pelo circo da CPI do Senado para depor sobre o uso de verbas federais no combate à Covid 19, o plenário do Supremo vai decidir, hoje e amanhã, se revoga ou não a decisão.

Um dos convocados e também um dos autores do pedido alegando inconstitucionalidade, é o governador Carlos Moisés (PSL). Que num primeiro momento se colocou à disposição da CPI.

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x