É natal!

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

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É Natal, época de comemorar o amor e a amizade, de dar e receber presentes, abraços e beijos. Os abraços e beijos, este ano, apenas para quem mora na mesma casa, por conta da pandemia.

A melhor parte do natal (e ano novo) é quando a família se reúne para confraternizar, com aquela ceia gostosa que faz a gente abusar e acabar quase sempre com uns quilinhos a mais.

Para aproveitar as festas sem perder a linha, nem a saúde, é bom prestar atenção nestas dicas:

  • Faça escolhas conscientes - Reduza as porções, escolha os pratos e sobremesas com menos calorias e gordura;
  • Beba moderadamente - alimente-se antes de ingerir bebida alcoólica para evitar a queda do índice glicêmico do sangue;
  • Prefira carnes brancas - escolha chester ou peru. Peixe no cardápio é uma ótima opção de carne magra. Comece a refeição com um bom prato de salada, além de saudável, dá sensação de saciedade;
  • Evite frituras, opte por assados - seu organismo vai agradecer;
  • Abuse das frutas - prepare aperitivos com frutas secas picadas como damasco, banana-passa, uva-passa, tâmaras e misture com nozes, avelã, amêndoas e castanhas, pois são importantes antioxidantes. Capriche na distribuição de frutas frescas na mesa;
  • Faça um lanche meia hora antes da ceia - coma uma fruta, iogurte ou um sanduíche natural para não atacar a ceia sem pensar. Coma antes para comer menos e se divertir com saúde;
  • Beba muita água - a maioria desses alimentos de festa possui alto teor de sódio. Beber água ajuda a evitar a retenção de líquidos e também a manter o corpo hidratado.

Siga essas dicas para um fim de ano saudável e não esqueça: a pandemia ainda está aí!

Deve-se usar máscara fora de casa, manter o distanciamento social e higienizar constantemente as mãos com álcool gel ou água e sabão.

Evite festas e ambientes frequentados por desconhecidos. Celebre em sua casa. Não arrisque sua saúde e a da sua família por uns momentos que perderão o significado se alguém adoecer por conta deles.