Curtindo o verão da pandemia

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Estação das cores, do calor, das festas de fim de ano e das férias. O verão é sinônimo de alegria e diversão, mas neste ano de pandemia teremos de mudar alguns hábitos.

Além dos cuidados com a pele e com a desidratação, que são os problemas mais comuns do verão, este ano deveremos evitar o contágio com o coronavírus.

Cuidados com a pele

  • Micoses de pele – causadas pela combinação de calor e roupas de banho molhadas. Para evitá-las, troque a roupa molhada por seca.
  • Queimaduras de sol - use protetor solar, evite o excesso de exposição ao sol e prefira as horas em que o sol está menos forte: até as 10h e depois das 16h. Proteja as crianças com filtro solar e cuide para não irem demais ao sol. Mas atenção! Nunca passe filtro solar em bebê com até 6 meses de idade, só garanta uma boa sombra para a criança.
  • Queimaduras por sucos de frutas também são bastante comuns no verão - e podem demorar meses para desaparecer. Não exponha ao sol a pele manchada com figo ou frutas cítricas, como o limão da caipirinha.

Desidratação

Ela pode ser causada por vários fatores: pelo aumento da transpiração, por excesso de exercícios sem reposição de líquido, ou até por vômitos e diarreias provocados por alimentos contaminados ou que se estragaram com o calor.

Evite a desidratação tomando pelo menos 2 litros d’água por dia.

Covid-19

Neste verão ela é o principal risco à saúde de todos.

Para evitá-la é só seguir as regras de prevenção: usar máscara quando estiver fora de casa, evitar aglomerações mantendo o distanciamento social e higienizar constantemente as mãos com álcool gel quando estiver fora de casa e quando chegar em casa lavar cuidadosamente as mãos e punhos com água e sabão.

Evite festas e ambientes frequentados por desconhecidos. Celebre apenas com seus familiares, em sua casa. Não arrisque sua saúde e a da sua família por uns momentos que perderão o significado se alguém adoecer por conta deles. 

Cuide bem de você e de sua família e desfrute as coisas boas do verão.

 

Receba as colunas e notícias do JDV no seu WhatsApp!