Cores Análogas: porque e como utilizá-las na composição de looks

Lais Hornburg

Mestra em Design, Professora de Moda, Empreendedora e Modelo.

Ver artigos

Precisamos concordar que nós mulheres muitas vezes optamos por usar roupas de cores neutras para não errar na composição de um look, porém, não nos damos conta de como as cores podem influenciar na imagem que você está passando para as pessoas. 

As cores são um dos elementos básicos da linguagem visual e influenciam diretamente no resultado de uma composição visual, seja ela de roupas, decoração, uma publicação nas redes sociais, etc. 

Na moda, falar de cores sem falar de círculo cromático é impossível, utilizamos ele para montar harmonias que nos ajudam a passar mensagens e elevar a autoestima. A imagem a seguir mostra o círculo cromático com a harmonia chamada Cores Análogas.A harmonia análoga é o resultado de uma cor primária com uma ou duas cores vizinhas no círculo cromático, a junção dessas cores em um look pode trazer o sensação de jovialidade e sofisticação. Abaixo apresenta-se dois painéis de looks de cores análogas, um com cores frias e outro com cores quentes.

A utilização das cores frias na composição análoga funciona muito bem para entrevistas de emprego, reuniões de trabalho e em serviços de atendimento ao cliente, pois a junção dessas cores transmite tranquilidade e profissionalismo.

Já as cores quentes são mais vibrantes e chamam mais a atenção, por isso acabam passando a sensação de criatividade e bom humor, são excelentes para utilizar em eventos, congressos e mesas redondas, onde a pretensão é destacar-se. 

A composição análoga é apenas uma das harmonias existentes no círculo cromático e existem muitas possibilidades para aplica-las em composições visuais. Aguardo você na próxima semana com dicas sobre a harmonia complementar, que são cores conhecidas por terem maior contraste entre si ;)

Gostou e quer receber mais conteúdos como esse? Então monte o seu look de cores análogas, fotografe e nos marque no instagram @JDVonline.

 

Beijos da prof Lais Hornburg :*

instagram: @laishornburg

e-mail: [email protected]

para mais informações: linktr.ee/laishornburg