Coma para viver com saúde

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Alguns vivem para comer, outros comem para viver; mas o certo é comer para viver bem, com saúde e qualidade de vida.

Uma alimentação correta é fundamental para uma vida saudável.

Aqui vão algumas dicas para transformar suas refeições e o intervalo entre elas em verdadeiras fontes de saúde e bem-estar:

  • Dividida sua alimentação diária em três refeições principais: café da manhã, almoço e janta, com pequenos lanches intermediários de frutas, iogurte, etc. Isso vai melhorar a digestão dos alimentos. Pequenos lanches entre as refeições fazem com que um estômago dilatado volte ao normal.
  • Faça suas refeições em lugares tranquilos e sem pressa. Mastigue pelo menos trinta vezes cada garfada - você vai matar a fome com menos comida.
  • Comece a refeição pela salada crua, que tem fibras e tira a fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, repita a salada e não o prato quente.
  • Evite beber nas refeições, mas beba muita água no intervalo entre as refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e mantém as suas funções normais.
  • Diminua o açúcar e coma mais alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais e legumes. O açúcar não traz nenhum benefício à saúde, as fibras ajudam o funcionamento intestinal e reduzem a fome.
  • Substitua produtos comuns por light ou desnatados, que contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (prato, mozzarella, provolone) por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco).
  • Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele assados, cozidos ou grelhados, com pouco óleo.
  • Controle o consumo de massas, cereais, pães e doces.

O exercício físico acelera a queima de gordura, mas não faça exercícios com o estômago cheio, pois vai comprometer a sua boa digestão.

Não durma logo após o jantar, nem coma alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta e pode atrapalhar o seu sono.

A vida de hoje nos leva a fazer quase tudo com pressa, observe estas dicas, elas são uma garantia de saúde.

Cuide de sua alimentação para viver melhor.

Bom proveito!