Últimas colunas de Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS

Em 27 de abril de 1965, o governador Celso Ramos promulgou decreto da Assembleia Legislativa criando o concurso "Seu Talão Vale Um Milhão", incentivando os consumidores a exigir nota fiscal, com direito a sorteios de prêmios e valores em dinheiro. Foi um sucesso em termos de aceitação popular e repetido, em outros governos, com outros nomes. Agora, o deputado Vicente Caropreso (PSDB) está propondo nova modalidade, sem prêmios, mas também traduzida em benefícios ao consumidor. Sugerindo que o governo do Estado devolva 20% do ICMS a quem compre qualquer coisa com incidência deste imposto. Na forma de crédito para abater do IPVA ou em depósito direto em conta bancária

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 31.07.2019

A ponte Ivo Silveira, na SC-108, em Guaramirim, assim denominada em homenagem ao ex-governador de Santa Catarina, nascido em Palhoça, um município vizinho a Florianópolis. Silveira nasceu em 28 de março de 1918 e morreu em 2 de agosto de 2007, aos 89 anos de idade, vítima de câncer. A foto é de 1956, mostrando obras de reformas na estrutura já sem a cobertura original. É conhecida popularmente como "Ponte do Zimdars", em alusão ao estabelecimento comercial que a família mantém há décadas a poucos metros desta passagem sobre o Rio Itapocu. (Fonte: Antigamente em Guaramirim/foto postada por Atilano Zimdars).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 31.07.2019

A PONTE - Se alguma empresa se interessar pelos R$ 140 mil ofertados pela Prefeitura para recuperação da ponte pênsil Jacob Alfredo Emmendoerfer, no Baependi, é possível que as obras comecem lá pelo final de setembro. Há promessa de edital de licitação ainda em agosto. Danificada por enchente do Rio Itapocu em 2018, até hoje está interditada. A ponte foi inaugurada em 31 de março de 1971, com as bênçãos do padre Elemar Scheidt e faz ligação entre a região da rodoviária e a Rua Coronel Procópio Gomes de Oliveira. A estrutura, com passagem permitida apenas para pedestres e ciclistas, embora motociclistas também o façam, foi tombada por decreto como patrimônio histórico cultural no governo de Cecília Konnel.

Por Celso Machado

POLÍTICAS E POLÍTICOS 26.07.2019

O ranking de gastos - Segundo o site "Congresso em Foco", atualizados até segunda-feira (22), o deputado Fabio Schiochet (PSL/Jaraguá do Sul) liderou a lista de gastos dos 16 deputados federais catarinenses no primeiro semestre do ano: R$ 200.354,88.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 24.07.2019

Transporte 1 - Do deputado Bruno Souza (sem partido) está na Assembleia Legislativa projeto de lei que abre espaços para novas empresas no transporte intermunicipal de passageiros. Um verdadeiro monopólio (como ocorre com o transporte urbano) formado por empresas privadas que, há décadas, com a conivência do extinto Deter, lotearam o Estado conforme os interesses de cada uma. Reflexo disso é que o usuário paga mais caro para viajar por Santa Catarina do que ir para Curitiba. Pelo mesmo percurso em SC, tarifas diferenciadas conforme a empresa porque nem todas, propositadamente, disponibilizam horários coincidentes para trajetos iguais com a mesma (ou quase) quilometragem.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 24.07.2019

Mrv Wilson comenta a foto: "Esta é a Rua 28 de Agosto, em Guaramirim, na década de 1960, com o posto de combustível Maiochi sem cobertura e com apenas duas bombas de combustíveis. E a construção amarela, onde funcionava o comércio da família Treis. O antes e o agora (o agora é de fevereiro de 2018)". O diácono João Mário emenda o comentário: "Na foto, a Kombi do padeiro de Schroeder e eu comprando cuca e bolo. Bons tempos passados". (Fonte: Antigamente em Guaramirim).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 23.07.2019

In memorian 1 - A foto, do arquivo exclusivo do JDV feita em 26 de junho de 2014, mostra todos os ex-prefeitos eleitos de Schroeder (exceto Helmuth Hertel, falecido em 18 de agosto de 2009), durante confraternização habitual entre aqueles que já ocuparam a chefia do Executivo do município. Mas, agora, já são dois a menos na foto: Ludgero Tepassé, que morreu em agosto de 2018 e Aldo Romeo Pasold, 75 anos, que faleceu no sábado (20). Aldo foi vereador (1965/1970) e presidente da primeira Câmara de Vereadores eleita pelo voto direto.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 19.07.2019

Há pelo menos 20 anos os "caramujos africanos", como são conhecidos popularmente (na verdade, uma espécie de molusco) infestam a região do Vale do Itapocu. Não por nada, são considerados como uma praga, capazes de cinco fecundações anuais com posturas que vão de 50 a 500 ovos por vez. Com raros predadores naturais, transmitem doenças para pessoas, animais e pássaros. Foi introduzido no Brasil em 1983, como alternativa econômica ao consumo do escargot (caracol comestível muito apreciado na França) em uma feira agropecuária no Paraná. Sem informações seguras sobre riscos à saúde humana, criadores abandonaram os cultivos, soltando os moluscos nas matas e que se espalharam pelo país inteiro. Esta semana o vereador Eugênio Jurazesk (PP) fez novo alerta sobre a ocorrência extraordinária destes moluscos, agora no Bairro Jaraguá 84. Como as autoridades sanitárias locais e regionais nunca demonstraram interesse em combater a praga coletivamente, com um projeto global eficiente de exterminação, é cada um por si, do jeito que der.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 18.07.2019

E não é? - A Câmara dos Deputados analisa projeto de lei que pune com multa e apreensão do veículo o condutor de ônibus do transporte coletivo urbano que exercer, ao mesmo tempo, a função de cobrador. É o caso de Jaraguá do Sul e Joinville, mas na Câmara de Vereadores, sabe-se lá o porquê, nunca se ouviu um pio sobre isso. Com a conivência do poder concedente. O dono da empresa que permitir que a prática aconteça será punido com o dobro da pena, devendo o veículo ser apreendido por um mês, diz o projeto. Autor da proposta, o deputado Frei Anastácio Ribeiro (PT-PB) argumenta que, ao exercer também a função de cobrador, o condutor de veículo de transporte coletivo atenta contra a segurança de passageiros e de pedestres, colocando em risco a garantia fundamental de inviolabilidade do direito à vida. "É inegável que cobrar enquanto dirige o veículo tira a concentração do condutor, configurando "privilegio ao lucro em detrimento da segurança e da vida de pessoas", disse.

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 17.07.2019

Mobilidade urbana - Com 415 mil veículos automotores rodando pelas ruas da cidade e população estimada em 583 mil habitantes (IBGE/2018), Joinville tem a 25ª maior frota do país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Tal desproporcionalidade na relação veículos/pessoas, também é vista em Jaraguá do Sul que, segundo o Departamento Estadual de Trânsito, tinha em junho deste ano uma frota de 120.344 mil veículos para população estimada de 174 mil habitantes (IBGE). Aliás, em novembro de 2014 a Prefeitura contratou a Urbtec TM - Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda., de Curitiba, para elaborar os planos municipais de Transporte Público Coletivo e de Mobilidade.

Por Celso Machado

A PROPÓSITO 16.07.2019

A foto, de 1983, mostra a equipe de ciclismo de Jaraguá do Sul. Da esquerda para a direita, Henry Pasold , Márcio Mann, Silvio Ewald , Cláudio Kelbert e Sílvio Roberto Ewald. Representando Jaraguá do Sul em centenas de competições, Ewald tornou-se um ícone do ciclismo catarinense, conquistando 478 medalhas e 84 troféus. Foi por três vezes campeão catarinense e quatro do Norte-catarinense, além de uma medalha de ouro, quatro de prata e quatro de bronze em competições nacionais. Também foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos neste mesmo ano (1983) na Venezuela. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Marcio Milcke).

Por Celso Machado

POLÍTICA & POLÍTICOS 16.07.2019

Lixo reciclável - O incremento à cadeia de reciclagem, com ênfase no processo de coleta seletiva em municípios catarinenses é a proposta que o deputado Volnei Weber (MDB) levou ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. O projeto "Onda da Reciclagem" envolve a difusão de pontos de coleta com projeto desenvolvido e patenteado no Estado. A ideia é criar experiência pioneira instalando torres de coletas com mecanismo de esteiras para facilitar a elevação do material depositado, viabilizando o transporte até os pontos de triagem.

Por Celso Machado
1 ... 7 8 9 10 11 ... 13

Notas

Partidos buscam mulheres para se lançarem em campanha - Com o veto às coligações proporcionais, partidos políticos têm feito uma corrida interna para ampliar o número de mulheres dispostas a se lançar em campanha. Como a nova regra obriga a partir deste ano que cada legenda tenha, de forma independente, ao menos 30% de nomes femininos nas urnas, partidos que não alcançarem esse percentual vão ter de barrar homens na eleição. Se a cota feminina não for alcançada, a lista de homens terá de ser reduzida na mesma medida e a chapa será então proporcional. Em eleições anteriores, quando a cota do gênero já estava valendo, mas o veto às coligações ainda não, os partidos se coligavam e valia a média de candidaturas femininas do bloco. Na prática, uma legenda podia salvar a outra. Agora é cada uma por si. E além de estabelecer uma percentagem mínima de candidaturas de mulheres, as regras eleitorais determinam que os partidos destinem ao menos 30% de sua verba do Fundo Eleitoral para as campanhas femininas. A corrida por mulheres candidatas está acontecendo em todos os partidos.

Escola de gastronomia organiza duas oficinas - O Chef Gourmet, escola de gastronomia sediada em Jaraguá do Sul, está organizando duas oficinas para capacitação de interessados no universo gastronômico. No dia 22, o chef e professor Gabriel Leoni fala sobre melhores cortes de legumes e verduras para várias preparações e também como congelá-los. Já nos dias 28 e 29, é a vez de a chef Dominique Conceição ensinar aos participantes os segredos da preparação de ovos de Páscoa. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (47) 9 9115-8506 e 3055-0679. Para saber mais, basta acessar www.escolachefgourmet.com.br ou seguir as redes sociais da marca.

Secretaria de Saúde promove audiência pública - Os resultados do último quadrimestre serão apresentados à população pela Secretaria de Saúde de Massaranduba na segunda-feira (24), a partir das 9h30min, na Câmara de Vereadores. O relatório dará também os números consolidados do ano. A audiência é o meio pela qual a comunidade pode acompanhar a execução da programação anual da saúde relativos a 2019 e os principais detalhes sobre recebimentos e aplicação dos recursos financeiros e prestação de serviços.

CARNAVAL – O Clube Atlético Baependi promove no dia 25, terça-feira, o carnaval infantil a partir das 14h, com animação do Dj Xalinho e tendo como atração o Robô Led. No local haverá food truck. Evento gratuito para sócios e não sócios a R$ 5,00. Até cinco anos é livre.

Centenário realiza a festa de rei e rainha - A Sociedade Desportiva Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário, realiza no dia 22, sábado, a festa de rei e rainha com baile, a partir das 18h com a concentração dos sócios e uma hora depois a busca das majestades, Muriel Cristo e Jehnefen Tonello (rei e rainha), Natalício Shimanski, David Horongozo, Cecília Schimanski e Tânia Fischer (cavalheiros e princesas). Aldoir Oldenburg será o comandante. O baile começa às 20h30min com a Banda GBD, posteriormente o Grupo Chama e para finalizar a noitada, o Grupo Talagaço. O valor por participante é R$ 35,00 com direito ao buffet, duas horas de bebidas livre (cerveja, refrigerante e água) e impresso para o baile. Quem for apenas para o baile pagará R$ 15,00.