Colunas

Catarinenses que vêm se destacando na Série A do Brasileirão

*Daniel Oliveira Com os rebaixamentos no ano passado tanto do Avaí quanto da Chapecoense, o ano de 2020 se notabiliza por ser o primeiro desde 2001 em que o estado de Santa Catarina não conta com nenhum representante na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, é flagrante o contraste…

19/11/2020

*Daniel Oliveira

Com os rebaixamentos no ano passado tanto do Avaí quanto da Chapecoense, o ano de 2020 se notabiliza por ser o primeiro desde 2001 em que o estado de Santa Catarina não conta com nenhum representante na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, é flagrante o contraste com a temporada 2015, quando nada menos do que quatro dos 20 clubes na disputada primeira divisão nacional eram catarinenses: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville. E, de fato, teriam sido cinco se o Criciúma não tivesse sido rebaixado para a Série B apenas um ano antes.

São muitas as boas chances de pelo menos uma dessas equipes voltar à primeira divisão já no ano que vem. A Chapecoense vem fazendo uma campanha impressionante na atual Série B, e também o Avaí está muito vivo na disputa por uma vaga no G4. Mas, enquanto tais perspectivas não se confirmam, resta ao fã catarinense de futebol acompanhar os seus conterrâneos que estão em clubes da Série A. E não é difícil constatar que alguns dos times com mais chances de conquistar esse título na visão dos prognosticadores que oferecem tanto apostas de futebol do tipo “Exchange” – também conhecida como trading esportivo, quando uma pessoa pode apostar contra a outra – quanto as mais tradicionais, têm pelo menos um atleta catarinense em seus respectivos elencos.

A começar pelo atual campeão, o Flamengo. Embora os cariocas não estejam apresentando um futebol tão convincente quanto o da era do português Jorge Jesus – tanto é que seu substituto, o espanhol Domènec Torrent, já foi demitido –, a confiança ainda é grande em uma segunda conquista consecutiva da equipe, que conta em seu elenco com um catarinense que já disputou até Copa do Mundo: o lateral-esquerdo Filipe Luís, nascido em Jaraguá do Sul, e revelado pelo Figueirense em 2003. O experiente jogador de 35 anos está no Flamengo desde o ano passado, onde foi campeão não só da Série A, mas também da Copa Libertadores e do Campeonato Carioca.

O São Paulo, por sua vez, tem entre um de seus principais destaques na atual temporada o goleiro Tiago Volpi. Nascido em Blumenau, o atleta de 29 anos está no Tricolor do Morumbi desde 2019, quando chegou por empréstimo do clube mexicano Querétaro. No entanto, as atuações de Volpi foram tão convincentes que no mesmo ano a diretoria são-paulina oficializou a sua contratação em definitivo. E desde o último dia 1 de novembro poucas pessoas têm dúvidas do quão acertada foi essa decisão: foi então que Volpi defendeu dois pênaltis e deu uma assistência na vitória de seu time sobre o Flamengo por 4 x 1 no Maracanã.

Pelo menos dois outros atletas que também merecem muito ser lembrados são o meio-campista Nathan, nascido em Blumenau e no Atlético Mineiro desde meados de 2018, e o lateral-esquerdo Uendel, nascido em Araranguá e cria das categorias de base do Criciúma, mas desde 2017 no Internacional. Assim, citamos aqui quatro jogadores em quatro equipes diferentes da Série A, as quais são as que mais têm chances de conquistar o título este ano. Isso significa que, quer essa equipe seja de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais ou do Rio Grande do Sul, é quase impossível não termos mais uma vez um jogador catarinense comemorando o mais importante campeonato nacional ao final da atual temporada.

Por

Notícias relacionadas

x