Catapora ou Varicela?

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Uma dica importante para pais e mães: o(a) filho(a) de 1 a 10 anos está com febre, mal-estar, dor de cabeça e cansado?

Se logo começarem a surgir manchas vermelhas na pele, geralmente com início no peito, nas costas e na face, espalhando-se depois para o resto do corpo, transformando-se em bolhas que secam e provocam muita coceira pode ser catapora, uma das doenças que tem mais incidência na estação que estamos - a primavera.

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster, que que atinge crianças entre 1 e 10 anos, mas pode atingir também adultos.

Embora seja uma doença mais comum em crianças entre 1 e 10 anos, também pode ocorrer em adultos, principalmente em pessoas com imunodeficiência – que apresentam um quadro de baixa imunidade - como os portadores de doenças crônicas.

A sua incubação varia de dez a vinte e um dias e sua recuperação ocorre entre sete e dez dias.

Na maioria das vezes a catapora evolui sem consequências mais sérias, mas em pessoas com imunodeficiência ou em adultos, o quadro pode resultar em manifestação hemorrágica grave, com surgimento de pneumonia e/ou infecção bacteriana secundária, devido à contaminação das feridas da pele por bactérias.

O contágio ocorre, principalmente, pela saliva, pelo espirro, pela tosse ou pelo contato direto com o líquido das bolhas.

Uma vez contaminado, o paciente deve fazer repouso, manter a pele limpa e não coçar. Ele deve ficar em casa, longe do convívio social, e esperar que as lesões da pele cicatrizem, para só aí retomar sua rotina normal.

A melhor forma de evitar essa doença é a vacinação. Uma única dose subcutânea protege em média 97% das crianças com idade até 13 anos. Já os adultos precisam de duas doses.

Muita atenção! Mulheres grávidas e pessoas com imunodeficiência devem consultar o médico antes de se vacinar.

Outro cuidado é não tomar aspirina em nenhuma hipótese. Medicação só a que o médico receitar.