Cuidado com os Ouvidos

Vicente Caropreso

Médico e Deputado Estadual

Ver artigos

Muitas vezes descuidamos do ouvido e esses descuidos podem causar sérios problemas em nosso aparelho auditivo.

Introduzir cotonetes, clipes, palitos e outros objetos no ouvido para tirar a cera é um dos problemas mais comuns, pois a pessoa acaba é empurrando a cera contra o tímpano, o que pode provocar dor, inflamação, perda de audição e pode até perfurar o tímpano.

Os cotonetes só devem ser usados para limpar a parte externa da orelha, nunca devem ser enfiados dentro do ouvido.

A cera - ou cerume - é uma secreção normal produzida pelo ouvido para limpar, proteger e lubrificar o conduto auditivo. É um protetor que combate fungos e bactérias e evita que o excesso de água entre no ouvido

Pequenas partículas que penetram com a poeira e a poluição ficam presas no cerume, que as impede de chegar à membrana do tímpano. A mastigação, os movimentos das articulações das mandíbulas e a descamação natural da pele do conduto auditivo externo empurram a cera para fora, em direção à saída do ouvido, de onde ela será eliminada durante o banho.

A cera é produzida apenas na parte mais externa do conduto auditivo. A parte mais interna, junto à membrana do tímpano, praticamente não tem cerume, uma providência da natureza para impedir que a cera emparedasse a membrana, o que impediria a sua capacidade de vibrar e transmitir os sons para o interior do ouvido e para os nervos que os transmitem ao cérebro.

Se você sentir dor de ouvido, sensação de ouvido entupido ou perda de audição, esses sintomas podem ter várias causas, você não deve associá-los unicamente ao excesso de produção de cera. Para estes casos, procure um otorrinolaringologista, que é o médico especialista em ouvido, nariz e garganta.

Tratamentos populares do tempo de nossas avós, como pingar azeite quente ou gotejar álcool, não devem ser utilizados.

Cuide bem de seus ouvidos, evite trauma no canal auditivo, infecções, ruptura do tímpano e perda de audição, não introduza nada dentro do ouvido.