A história se repete muitas vezes

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

Res Publica

República é um termo vindo do latim, "Res Publica,” que significa “coisa Pública”, trata-se do interesse público de todos os cidadãos, surgido na antiga Roma.

O ano é 1889

O que temos atualmente como sistema político no Brasil, teve seu início em 1889, quando os grupos de uma elite financeira local se uniram e derrubaram do poder o Imperador, dando fim ao sistema monárquico brasileiro. Os interesses direcionados falaram mais altos. Surgiu nosso modelo República Presidencialista.

Manuel Deodoro da Fonseca

Militar do Exército brasileiro, filho de militar que trilhou sua carreira nessa instituição até a patente de Marechal. Deodoro liderou o movimento que depôs a monarquia no Brasil, e com isso tornou-se o primeiro Presidente do Brasil.

Eleito pelo Congresso

O primeiro Presidente foi eleito através de um acordo firmado com o Congresso Nacional, que posteriormente foi dissolvido por ele, por não concordar com seu posicionamento contrário.

Caneta na Mão

Após dissolver o Congresso Nacional, o presidente passou a sofrer resistência de algumas instituições, entre ela a Marinha do Brasil. A insatisfação nacional com a postura autoritária da caneta do Presidente Deodoro e a possibilidade de uma guerra civil o levou a renunciar.

Outro Marechal

Para continuidade de nossa recém-inaugurada República, assumiu Floriano Peixoto, um destacado militar na Guerra do Paraguai. Ao assumir enfrentou muitos conflitos armados, em diferentes províncias do País, reflexos do governo anterior. Sua ação a frente da presidência tornou possível a consolidação de nossa República.

Um paulista na presidência

Prudente de Morais assumiu a presidência em 1894, advogado representante da elite financeira paulista foi o primeiro civil a exercer o cargo de presidente do Brasil, destaco que sua eleição foi pelo sufrágio direto, nas regras do período. Destacou-se em resolver conflitos internacionais a favor do Brasil.

Uma criação de poucos para muitos

A República no Brasil surgiu com seu modelo formatado pelo grupo que economicamente estava no poder, ou, próximo naquele momento. Não nos cabe julgar esses atores de nossa história, mas é de nossa responsabilidade não repetir os erros cometidos.