A escola que exclui

Claudio Piotto

Professor Pesquisador, Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior, Historiador e Pedagogo. Entusiasta da Educação.

Ver artigos

O papel da Escola

A escola surgiu sobre a proposta de servir aos detentores do poder e seus filhos. A máxima da escola era transmitir informações, sendo essas consideradas verdades absolutas e inquestionáveis. Aqui trago um recorte histórico da Idade Média até os dias atuais. No decorrer desse período a escola/educação passou por muitas transformações/mudanças, porém mantém métodos e técnicas enraizadas na tradição. Como exemplo, os modelos de sala de aula. Qual a diferença com a sala de aula de quando você estudou? A escola por muito tempo vislumbrava apenas seu ego, deixando com que a educação não tivesse sentido, era um ambiente sem objetivos claros e significativos para os estudantes. Se observarem quanto tempo passaram em uma escola e se indagarem sobre suas aulas e seus professores, o que ficou? Aqui ao escrever não quero tecer críticas a qualquer colega profissional, mas fazer uma reflexão sobre o verdadeiro valor e importância que a Escola tem em uma sociedade. A escola exclui aqueles considerados fora do padrão estipulado por notas e achismos no que consideram certo. Costumo dizer que, "quem sobrevive a escola, sobrevive a qualquer ambiente".

 

As transformações na Escola

Sem dúvidas a escola oportuniza crescimento pessoal e social, cria laços de amizade e muitos vínculos para a vida. As marcas deixadas pela escola podem ser positivas, aquela que te serve de caminho para você transformar ou moldar sua vida para seu sucesso e interferência positiva na sociedade. A escola também nos desafia a enfrentar nossas dificuldades, quantos sermões você teve, qual aluno não conhece seu professor e suas aspirações, discursos, trejeitos e medidas que utiliza para cada um, ou para todos. Cada aluno leva consigo a marca de um Professor. A escola é um mundo aparte, local onde você passou por muitas transformações da sua vida, se cursou regularmente foi a escola com seis anos (muitos começaram antes) e saiu aproximadamente com vinte e dois anos e uma graduação. Aqui é uma estimativa dentro de padrões. Esse tempo você se tornou quem você é, não porque alguém te falou que você seria assim e sim por ter “passado por uma escola”.

 

A escola está se transformando

Sim a Escola está se transformando! Apesar de suas estruturas físicas nos remeterem ao passado, existe uma nova metodologia de ensino que busca levar o aluno a desenvolver seu aprendizado, utiliza os conteúdos/assuntos necessários de maneira significativa para o aluno, que o leve a desenvolver suas capacidades através de metodologias ativas. As metodologias ativas instigam os estudantes a buscar e construir seu conhecimento, não através de “decorar assunto”, mas desenvolvendo suas múltiplas capacidades, tentado sempre valorizar o que foi feito e melhorar o que não foi feito. A formação de Ensino Médio por exemplo, traz na reforma por que passou, uma metodologia de educação utilizada no Brasil na década de 70. A educação com formação profissional é uma reedição desse modelo já utilizado no Brasil, onde se dividia entre regular e profissional. O modelo a ser desenvolvido na prática traz muitas mudanças em relação ao anterior e da significado ao aluno do Ensino Médio, cria uma perspectiva profissional, anteriormente qual era o significado do ensino médio?