Krismaira Rau Marcon | A sabedoria nossa de cada dia

Krismaira Rau Marcon

Psicóloga Infantil, Adultos e Casais. CRP 12/04595 , Psicopedagoga e Psicogenealogista.

Ver artigos

Quando pensamos em sabedoria, falamos dos nossos aprendizados durante a vida. Dos valores que mudamos, dos sentidos que aguçamos, das dores que ressignificamos, das alegrias que compartilhamos e das experiências que temos o carinho de recordar.

Com a maturidade, os desejos mudam, por tempo o que vale é a realização sentimental, depois a realização profissional, depois a realização financeira, por outras ainda, ter saúde. E isso, não tem uma regra ou um condicionamento de anos, mas no tempo de cada um, isso se torna presente. As vezes sonhamos com metas, desejos, que quando acontecem, não trazem a tamanha emoção que idealizávamos. Mas, nos traz maturidade para viver o melhor dessa conquista naquele momento.

Precisamos aprender a esperar, acolher, sorrir, sentir dor e compreender o quanto ela nos fortalece. Precisamos liberar o outro, deixar que o outro tenha a mesma liberdade que sua essência precisa pra sentir-se vivo.

Ah, vida louca, vida doida, que quando achamos que uma história, assunto, já foi resolvido, faz com que uma hora tenhamos que encarar. Ver, respirar fundo, dar alguns passos para trás, ajoelhar, se render humildemente, aceitar que chegou a hora de acolher a experiência com amor e respeito.

Quantas histórias dos nossos antepassados vêm à tona em nossa existência para que olhemos sem julgamentos e permitir que seja apenas uma experiência necessária de um sistema familiar. Não tem jeito, nossos papéis na vida, nos levará sempre para um momento de crise, onde precisaremos olhar para nossa criança, dar colo, cuidá-la e amá-la incondicionalmente.

Somos humanos em busca de uma sabedoria que muitos mestres viram referência, focam em viver no presente e trilhando o caminho do autoconhecimento, onde a paz, a alegria, os medos e os questionamentos nos levam a sentir que o maior desafio é conhecer-se a si mesmo.

E vamos seguindo, um dia de cada vez.

Filosofe mais. Se cuide!