A PROPÓSITO

Celso Machado

Nascido em Blumenau, 68 anos, 53 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul).

Ver artigos

O registro fotográfico é de 1931 e mostra a solenidade de inauguração de reformas na estrutura física da até então Igreja de Santa Emília (que passou a se chamar São Sebastião) demolida anos mais tarde. Em seu lugar foi construída a atual igreja matriz. Conduzindo os fiéis aparece o padre João Batista Stolte. É possível ver muitos jovens, todos eles vestindo paletó e gravata, Na época, um traje usual não apenas em cerimônias do gênero, mas também em outras comemorações religiosas, em casamentos e festas, por exemplo. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/ Acervo Família Grubba).

CURSIOSIDADES

? Os gambás são onívoros ou seja, comem frutas, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. Medem entre 30 e 50 centímetros e pesam no máximo cinco quilos. São rápidos, com um focinho longo e sensível e vivem nas vizinhanças de vilas e cidades.

? Eles podem usar cornijas (molduras ou saliências de paredes), rachaduras, troncos de árvores ou depósitos de lixo para fazer suas tocas. Outra característica é que eles podem subir em árvores e andar entre os galhos para escapar do perigo.

? As fêmeas produzem um cheiro forte e nauseante que lhes permite, por um lado, afugentar os predadores e, por outro, atrair os machos durante a época de acasalamento. A gestação dura duas semanas. Assim, podem se reproduzir até três vezes ao ano. Cada ninhada com 16 filhotes.

? Como os cangurus, os bebês gambás deixam o útero muito rapidamente e são colocados perto dos mamilos da fêmea em uma “bolsa”. Mas só os filhotes que conseguem se alimentar sobrevivem. Os filhotes são mantidos em segurança e com alimento garantido por 50 dias.

? Ocasionalmente, os gambás podem se fingir de mortos para desorientar os agressores: permanecem imóveis por muito tempo e, devido ao estresse, reduzem os sinais vitais e a sensibilidade ao máximo.

Pra recordar - As panelas Rochedo eram indicadas para presentes neste anúncio nos anos 1950. O homem, bem vestido, executivo era acompanhado de sua esposa. "Ela usará com prazer o seu presente".

HOJE - Nesse dia, em 1968, nasceu no Rio de Janeiro o cantor e compositor Wagner Domingos Costa. O MR Catra. Morreu em setembro de 2018, aos 49 anos, vítima de câncer no estômago. Entre outras datas, hoje, no Brasil, é lembrado o Dia do Técnico em Eletrônica, da Cultura, do Cinema Brasileiro e do Radioamador.

FRASE “Ninguém pode ser um sábio com o estômago vazio” George Eliot (1819/1880), pseudônimo de Mary Ann Evans, romancista autodidata britânica. Que usava nome masculino para que seus trabalhos fossem levados a sério.