Últimas colunas de A J Marchi

PERVERSA TIRANIA - Parte 2

As tropas e membros da Shabbiha formam a milícia leal ao presidente Bashar al-Assad de família de religião Alauíta, e que detém para si o poder herdado de seu pai a mais de trinta anos na Síria como se fosse um presente recebido por ter sido um bom menino. A Shabbiha é composta em sua maioria por cristãos e alauítas que temem a instalação de um regime extremista sunita na Síria num futuro próximo.

Por A J Marchi

PERVERSA TIRANIA - Parte 1

O mundo está vivendo a maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. O número de refugiados aumenta a cada dia, e milhões de famílias sírias que antes viviam como qualquer um de nós, veem suas vidas devastadas em meio a conflitos e extrema violência. Subitamente, foram obrigadas a abandonar seus lares deixando tudo para trás ao partir em busca de sobrevivência percorrendo longos e ardilosos caminhos.

Por A J Marchi

ENSINO INDEPENDENTE E LIVRE?

O Ensino brasileiro está na lona, vítima de uma luta sem prioridades. Leis discricionárias e desmedidos cortes de verbas nas últimas três décadas, aproximam o conhecimento da decadência decretada sem precedentes em nosso país. Algo estranho acontece, não por culpa exclusiva das Escolas que experimentam calotes e de professores que sofrem nas mãos de alunos que não podem reprovar por conta de brandas leis ideológico-protetivas, mas certamente, pelo desinteresse coletivo no aprendizado que de novo, nada oferece.

Por A J Marchi

SENSÍVEIS DECIBÉIS - Parte 2

Em um passado próximo, a população irritada e cansada, apelou a todos os meios de comunicação que por sua vez, interpelou os órgãos representativos da sociedade. Como resultado, o ex-prefeito Moacir Bertoldi fez uma válida tentativa para colocar um fim aos buzinaços e aos esporádicos acidentes provocados pela imprudência de uns poucos que de tão incomuns, alardeava a população. O que hoje se vê, são os restos de uma boa ideia abandonada pelas administrações posteriores...

Por A J Marchi

SENSÍVEIS DECIBÉIS - Parte 1

Como se sabe, há um crescente desrespeito à paz pública, com ruídos excessivos em quase todos os dias e horários com o ladrar de cães, buzina de caminhões e de locomotivas, e principalmente com a utilização de aparelhos sonoros em veículos, residências, bares, igrejas, inaugurações e festas com a utilização de fogos de estampido, etc. Ao contrário da crença popular, o sossego público deve ser respeitado em qualquer horário, seja dia ou noite, em dia de semana ou fim de semana. Na verdade, não importa o dia ou o horário, mas, o limite do ruído medido em decibéis, em se tratando de lei sobre poluição sonora.

Por A J Marchi

FINADOS

É tempo de reverenciar aqueles que se foram e de confortar aqueles que os tenham perdido. Mas é tempo também de refletir sobre o tempo! O mesmo tempo que multiplica expectativas, divide sentimentos, adiciona conhecimentos, mas subtrai nossa existência.

Por A J Marchi

E O TURISMO JARAGUAENSE, COMO VAI?

O documentário Roteiros pelo Mundo, protagonizado por Pedro Andrade e reproduzido no GNT Play, e disponibilizado no YouTube sob o título, Um tour incrível pela Geórgia, atraiu minha atenção. Devido a alguns acidentes geográficos similares, lembrei-me imediatamente de Jaraguá do Sul. Tbilisi, a capital da Geórgia, fascina quem a visita pela engenhosidade em ligar o novo ao antigo. A resiliência e tolerância ao tradicionalismo e ao moderno conceito de se viver em sociedades plurais, faz dela a queridinha do Turismo Mundial, deixando a comer pó, muitos ícones turísticos conhecidos.

Por A J Marchi

A PEQUENA ALEMANHA RENASCE PARA O TURISMO!

Foi inevitável prestar atenção à charmosa Pomerode durante o 15º Festival Gastronômico, quando percebi, quão empenhados estão os munícipes em transformá-la em um disputado Polo Turístico aos moldes de algumas conhecidas cidades gaúchas e fluminenses. Hoje em dia, o Turismo é uma das principais atividades econômicas em todo o planeta.

Por A J Marchi

ALÉM DE UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Um ano atrás, visitei uma Escola Estadual de Ensino Elementar em um município próximo. Ao adentrar a uma das salas, percebi o quão relapso é o fator qualidade para o aprendizado. O flagrante descaso do Estado para com a saúde daquelas crianças me fez raciocinar em vez de ampliar meu ódio. Os insetos, do maruim ao borrachudo, carcomiam a pele de inocentes fazendo lacrimejar docentes que pouco ou nada poderiam ter feito além de heroicamente repassar conhecimento em meio ao caos ...

Por A J Marchi

APOSENTADORIA OU MORTE?

Não! Nenhuma destas terríveis opções, pois Ouro de Tolo, já cantava com sua maluquês o irreverente Raul Seixas: Tente! E não diga que a vitória está perdida se é de batalhas que se vive a vida/Vá! Tente outra vez! Pois, é só você olhar no espelho pra se sentir um grandessíssimo idiota ao saber que é humano, ridículo, limitado e que usa somente dez por cento de sua cabeça animal/ E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial que está contribuindo com sua parte para o nosso belo quadro social/ Eu é que não me sento no trono de um apartamento com a boca escancarada e cheia de dentes esperando a morte chegar/Porque longe das cercas embandeiradas que separam quintais, há sempre algo a ser feito. Quem não tem colírio, usa óculos escuros! E eu vejo acima deles que, quem não tem papel, dá o recado pelo muro, pois quem não vive o presente, se conforma com o futuro. Quantos de nós enquadram-se nessas letras? Com certeza, muitos! Olhando no retrovisor do tempo até onde nossa imaginação alcance, a memória ajude e a história também, veremos que nada sabemos sobre nossos antepassados...

Por A J Marchi

A PEQUENA HISTORIA DE UM GRANDE INVENTOR

Sol. Dia perfeito para um pedal pela ciclovia. Não satisfeito com a ergonomia, parei para ajustar o selim. Fiz aquela simples operação de desblocagem e blocagem tão rápida quanto automática sem me dar conta de que estava voltando no tempo! Em 1927, o italiano Tullio Campagnolo inventou a alavanca de blocagem de selim e rodas de bicicletas. O dispositivo Quick Release - troca rápida - viria a facilitar em muito a vida dos ciclistas que, além de sacar e repor as rodas rapidamente, teriam a possibilidade de ajustar a altura do selim sem que para isso precisassem de ferramentas...

Por A J Marchi

SALTO DO YUCUMÃ: Uma visão inusitada

Num certo feriado, tive oportunidade de conhecer o que há depois daqueles montes à beira daquele rio! Destino, roteiro e pontos de interesse programados. Horários nem tanto! Decididos pela Serra do Mar, seguimos os contrafortes até os Campos de Cima do além Mafra sentindo agradáveis aromas das araucárias com suas pinhas que ao longo do extenso planalto deixam o belo mais verde e o verde mais singelo! Tão perto, embora tão distante do cotidiano de quem vive no litoral, o Planalto Serrano nos eleva aos puros ares de um horizonte límpido e ensolarado. Subindo mais, chegamos ao extremo norte colado às bordas paranaenses. Quase girando, descemos ao sul cruzando o coração das "Terras Santas de Catarina"...

Por A J Marchi
1 2 3 4

Notas

Partidos buscam mulheres para se lançarem em campanha - Com o veto às coligações proporcionais, partidos políticos têm feito uma corrida interna para ampliar o número de mulheres dispostas a se lançar em campanha. Como a nova regra obriga a partir deste ano que cada legenda tenha, de forma independente, ao menos 30% de nomes femininos nas urnas, partidos que não alcançarem esse percentual vão ter de barrar homens na eleição. Se a cota feminina não for alcançada, a lista de homens terá de ser reduzida na mesma medida e a chapa será então proporcional. Em eleições anteriores, quando a cota do gênero já estava valendo, mas o veto às coligações ainda não, os partidos se coligavam e valia a média de candidaturas femininas do bloco. Na prática, uma legenda podia salvar a outra. Agora é cada uma por si. E além de estabelecer uma percentagem mínima de candidaturas de mulheres, as regras eleitorais determinam que os partidos destinem ao menos 30% de sua verba do Fundo Eleitoral para as campanhas femininas. A corrida por mulheres candidatas está acontecendo em todos os partidos.

Escola de gastronomia organiza duas oficinas - O Chef Gourmet, escola de gastronomia sediada em Jaraguá do Sul, está organizando duas oficinas para capacitação de interessados no universo gastronômico. No dia 22, o chef e professor Gabriel Leoni fala sobre melhores cortes de legumes e verduras para várias preparações e também como congelá-los. Já nos dias 28 e 29, é a vez de a chef Dominique Conceição ensinar aos participantes os segredos da preparação de ovos de Páscoa. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (47) 9 9115-8506 e 3055-0679. Para saber mais, basta acessar www.escolachefgourmet.com.br ou seguir as redes sociais da marca.

Secretaria de Saúde promove audiência pública - Os resultados do último quadrimestre serão apresentados à população pela Secretaria de Saúde de Massaranduba na segunda-feira (24), a partir das 9h30min, na Câmara de Vereadores. O relatório dará também os números consolidados do ano. A audiência é o meio pela qual a comunidade pode acompanhar a execução da programação anual da saúde relativos a 2019 e os principais detalhes sobre recebimentos e aplicação dos recursos financeiros e prestação de serviços.

CARNAVAL – O Clube Atlético Baependi promove no dia 25, terça-feira, o carnaval infantil a partir das 14h, com animação do Dj Xalinho e tendo como atração o Robô Led. No local haverá food truck. Evento gratuito para sócios e não sócios a R$ 5,00. Até cinco anos é livre.

Centenário realiza a festa de rei e rainha - A Sociedade Desportiva Recreativa Rio da Luz II – Salão Centenário, realiza no dia 22, sábado, a festa de rei e rainha com baile, a partir das 18h com a concentração dos sócios e uma hora depois a busca das majestades, Muriel Cristo e Jehnefen Tonello (rei e rainha), Natalício Shimanski, David Horongozo, Cecília Schimanski e Tânia Fischer (cavalheiros e princesas). Aldoir Oldenburg será o comandante. O baile começa às 20h30min com a Banda GBD, posteriormente o Grupo Chama e para finalizar a noitada, o Grupo Talagaço. O valor por participante é R$ 35,00 com direito ao buffet, duas horas de bebidas livre (cerveja, refrigerante e água) e impresso para o baile. Quem for apenas para o baile pagará R$ 15,00.