A IMPORTÂNCIA DO SILÊNCIO

Krismaira Rau Marcon

Psicóloga Infantil, Adultos e Casais. CRP 12/04595 , Psicopedagoga e Psicogenealogista.

Ver artigos

ESTAMOS EM CONSTANTE MOVIMENTO E JUNTO HABITUAMOS TRAZER UM SOM PARA CADA MOVIMENTO QUE FAZEMOS, SEJA DE UMA PORTA, DE UM TECLADO, DA MÁQUINA DE LAVAR, DE SECAR, DO VÍDEO QUE ASSISTIMOS NA INTERNET, DA TELEVISÃO QUE ASSISTIMOS.

A MENTE TAMBÉM FAZ UM CERTO BARULHO NA NOSSA CABEÇA, QUANDO PENSAMOS EM MUITAS COISAS, QUANDO RESOLVEMOS PROBLEMAS, QUANDO OUVIMOS UMA PESSOA E AINDA MAIS QUANDO ESTAMOS EM ESTADO DEPRESSIVO E ANSIOSO, QUANTOS PENSAMENTOS VÊM.

FAÇA UMA EXPERIÊNCIA, PARE 3 MINUTINHOS NO SEU DIA PARA FICAR IMÓVEL, SOMENTE OUVINDO O SOM QUE ESTÁ A SUA VOLTA. VERIFIQUE SE É DE PESSOAS, CARRROS, NOTEBOOK LIGADO, INSETOS VOANDO, PASSARINHOS.PERMITA-SE OUVIR OS SONS AO SEU REDOR E PERCEBA, SE ESSE BARULHO TE TRAZ SENSAÇÃO DE MEDO, ANGÚSTIA, DOR, ALEGRIA, TRISTEZA OU A SENSAÇÃO DE ESTAR PARADO ENQUANTO A VIDA SEGUE. PERCEBA SE TEM MAIS BARULHO EXTERNO OU INTERNO, QUE VÊM DE TI, DA SUA MENTE, DO SEU ESTÔMAGO OU DA SUA RESPIRAÇÃO.

AGORA QUE VOCÊ PAROU POR ALGUNS INSTANTES, VERIFIQUE COMO FICA AO COLOCAR UMA MÚSICA RELAXANTE, ESSA MELODIA VAI TE LEVAR A FILOSOFAR OU VAI TE FAZER CHORAR OU VAI TE LEVAR A UM DESEJO DE OUVI-LA, DE SE ENTREGAR AO MOVIMENTO DO SOM.

QUANDO VOCÊ CONSEGUIR FAZER ESSA EXPERIÊNCIA DE OUVIR O QUE TÊM AO SEU REDOR E CHEGAR NO PERCEBER A FORÇA QUE UMA MÚSICA TEM, TE DESAFIO IR MAIS ALÉM.

TIRE UM TEMPO DE 5 MINUTOS, NO FINAL DO SEU DIA, PREFERENCIALMENTE A NOITE, QUANDO NÃO EXISTE MAIS O BARULHO DO DIA ACONTECENDO, ONDE NA CASA, TODOS FORAM DORMIR, SENTE-SE DE FORMA ERETA, CONFORTÁVEL, SOLTE SEU CORPO, FECHE SEUS OLHOS, SOLTE SEUS OMBROS, DEIXE SEU CORPO SE ENTREGAR AO RELAXAMENTO E APÓS 5 RESPIRAÇÕES PROFUNDAS, SILENCIE.

OUÇA O SILÊNCIO, A ENTREGA, A FORÇA DA PAZ, DA TRANQUILIDADE, DA IMPORTÂNCIA DE ESTAR CONSIGO MESMO. NÃO PENSE EM NADA (SEI QUE PARA MUITOS É DIFÍCIL NAS PRIMEIRAS VEZES, MAS É POSSÍVEL APRENDER A SE CONECTAR COM O SILÊNCIO), ENTREGUE-SE A ESSE MOMENTO. DEIXE SENTIR, ACOLHA O QUE VÊM E ESTEJA COM VOCÊ. UM TEMPO SÓ SEU! VOCÊ PRECISA DO SILÊNCIO, DE OUVIR O SOM DA ALMA, DO NADA.

EXERCITE DIVERSAS VEZES, SE CONECTE COM A ENERGIA DO AMOR UNIVERSAL, ALGUNS ENCONTRAM SUA PRÓPRIA LUZ. E QUANDO SENTIR QUE QUER TERMINAR, RESPIRE PROFUNDAMENTE UMA VEZ, SORRIA E ABRA SEUS OLHOS.

DIGO PARA VOCÊS, QUE PARECE TÃO DIFÍCIL, MAS A FORÇA QUE VÊM DE NÓS NESSES MOMENTOS, ONDE EQUILIBRAMOS NOSSO CORPO, NOSSA MENTE, FAZ TUDO PARECER MAIS FÁCIL DEPOIS, PORQUE A SENSAÇÃO DE PAZ E FLUTUAÇÃO AO SILENCIAR NÃO TEM PREÇO.

ACEITA MEU DESAFIO??

FIQUE BEM. ATÉ MAIS, SE CUIDE!