Água e inverno. Como se hidratar nessa época do ano.

Fernanda Silvestri Dellani

Nutricionista clínica. Inscrita no CRN10 8435, pós graduada em Nutrição e estética

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Muito se fala sobre a importância da ingestão da água. Mas você sabe realmente porque devemos beber água?

A água representa em média 60% do peso de uma pessoa adulta. Além disso, a água faz parte da composição de órgãos como o cérebro, rins, fígado, e dos músculos e ossos. Ela tem papel fundamental na lubrificação do cérebro e articulações, além de hidratar a pele, cabelos e unhas.

Além de ser essencial nos processos de digestão, absorção e excreção, também auxilia no controle da temperatura corporal, bem como no transporte de nutrientes pelo nosso corpo.

Muitos de meus pacientes reclamam da dificuldade em tomar a quantidade correta de água agora no inverno. Mesmo não transpirando tanto nesta época como ocorre no verão, a ingestão de água é fundamental.

Além de tudo o que já citei acima, o consumo de água facilita a eliminação de toxinas produzidas pelo organismo, que são eliminadas pela urina.

Agora que você já sabe que beber água é fundamental, independentemente da época do ano, vou te dar algumas dicas para auxiliar sua hidratação nesse inverno:

  • Inclua alimentos que contenham mais água como: laranja, tangerina, melancia, melão, abacaxi, chuchu, pepino, alface;
  • Aposte em caldos;
  • Inclua chás, em especial os naturais como camomila e cidreira, ou até mesmo chás de frutas. Porém, vale ressaltar que os chás diuréticos não entram aqui. Esses chás tem a função de eliminar os líquidos do seu organismo, então não são tão interessantes. Vou te dar alguns exemplos: cavalinha, salsinha, hibisco e o chá verde.

Independentemente das dicas citadas acima, o importante é beber a água, e você não precisa sentir sede, pois a sede já é um sinal que seu corpo está desidratado. Uma dica é ter sempre uma garrafinha ao seu lado e vá bebendo pequenas quantidades. Outra dica é colocar um despertador ou ter um aplicativo para que avise que está na hora de beber água. E se o problema for o fato da água não ter sabor deixe essa água mais saborosa colocando rodelas de limão, laranja, morangos, mação ou folhas de hortelã.

Você sabe que cada pessoa tem uma quantidade ideal de água a ser consumida durante o dia?

Para saber a quantidade ideal de água que você deve consumir diariamente faça a seguinte conta: Seu peso x 35ml. Exemplo. Uma pessoa de 65kg precisa tomar 2.275 litros de água por dia. Portanto, 65x35=2.275L.

Espero que você tenha gostado das dicas da nutri. Até a próxima.

Para maiores informações entre em contato através do e-mail: [email protected].

Atenção: esse conteúdo é de caráter informativo. Isso não substitui um acompanhamento com profissional Nutricionista.