Geral

Vereadores mirins participam de tribunal pedagógico em Blumenau

Foto: Divulgação

Vereadores e suplentes mirins de Massaranduba e de Guaramirim participaram em Blumenau, na Unisociesc, do evento Tribunal Pedagógico de Júri Temático, com objetivo de vivenciarem na prática a aplicação de um instrumento do Poder Judiciário. A atividade faz parte da grade curricular do curso de Direito da Unisociesc, tendo como coordenador o professor Roberto Diniz Saut.

O professor Saut ministrou recentemente o curso de Retórica e Oratória aos vereadores mirins dos dois municípios e os convidou para participarem dessa atividade como jurados. O Tribunal Pedagógico colocou no banco dos réus o polêmico assunto da eutanásia, que é o ato de proporcionar a alguém que sofre de uma doença incurável ou dolorosa, uma morte indolor.

Os acadêmicos simularam a realização de um júri, com duas juízas que intermediavam a discussão entre promotores e advogados, os primeiros argumentando pela condenação da prática da eutanásia e os segundos defendendo. Após uma série de argumentos e discussões levantados, os jurados convidados e os vereadores mirins decidiram por ampla maioria apoiar a tese dos advogados, defendendo que seja permitida a eutanásia.

A presidente Elisa Kempski representou a Câmara Mirim de Massaranduba como oradora antes da comunicação da decisão, fazendo uma reflexão sobre o tema abordado na discussão, assim como o vereador mirim Leonan Fröhlich representou a Câmara Mirim de Guaramirim.

ELEIÇÃO - No próximo dia 10 os vereadores mirins se reúnem em sessão ordinária, para definir a composição da nova mesa diretora que irá comandar os trabalhos da Câmara Mirim de Massaranduba no segundo semestre da legislatura.