Vereadores de Jaraguá do Sul sugerem Família Acolhedora para idosos e deficientes
A finalidade é realizar um trabalho nos moldes como é feito no Serviço de Família Acolhedora voltado a crianças e adolescentes em situação de abandono
17/06/2021
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou na terça-feira (15), indicação de autoria da vereadora Nina Santin Camello, com subscrição de todos os demais colegas, propondo à Prefeitura a criação do serviço de atendimento em família acolhedora para pessoas idosas e com deficiência. A proposta visa proporcionar uma melhor qualidade de vida, atenção e carinho a essa parcela da população.
Leia mais
- Banheiros e sanitários dos pisos 2 e 3 da Arena Jaraguá serão reformados
- Pessoas jurídicas e físicas poderão adotar áreas de lazer em Jaraguá do Sul, segundo projeto
- Confira mais notícias em jdv.com.br
A finalidade é realizar um trabalho nos moldes como é feito no Serviço de Família Acolhedora voltado a crianças e adolescentes em situação de abandono e que é ofertado via Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Assim como é feito com os jovens, o projeto voltado aos adultos também objetiva que pessoas sem família, ou que estão impossibilitadas de conviver com a mesma, possam receber abrigo e cuidados de famílias cadastradas e capacitadas para realizar o acolhimento.
O texto estabelece que pessoa idosa é a que tem idade igual ou superior a 60 anos e os deficientes, mais de 18 anos. Eles seriam atendidos pelo projeto quando seus direitos fossem violados, os vínculos familiares rompidos, em casos de abandono, negligência, maus tratos, ameaças e até violência sexual.
Nina afirmou que é preciso que a sociedade esteja atenta e cobre que as políticas públicas sejam fortalecidas e executadas. Ela relata que, atualmente, essas pessoas em vulnerabilidade são levadas às instituições de longa permanência, mas lá não encontram o aconchego de um lar.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!