Política

Vereadores da região trocam de partidos sem perder os mandatos

Em 3 de abril, terminou a janela para trocas partidárias, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito pudessem mudar de partido sem perder o mandato eletivo

08/04/2020

A primeira semana de abril marcou o encerramento de alguns prazos do calendário eleitoral de 2020, como os que tratam da janela para trocas partidárias, do registro de estatuto de partidos e da renúncia de políticos que pretendam disputar outros cargos nas eleições deste ano. Na região de Jaraguá do Sul também aconteceu mudanças de partido por parte de vereadores.

Em 3 de abril, terminou a janela para trocas partidárias, período no qual os vereadores que concorrerão à reeleição ou ao cargo de prefeito pudessem mudar de partido sem perder o mandato eletivo.

O intervalo, iniciado em 5 de março deste ano, foi regulamentado pela Reforma Eleitoral de 2015 que garantiu aos detentores de mandato eletivo a possibilidade de trocar de partido nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para filiação.

Leia mais:

Nova lei garante alimentos da merenda escolar a alunos sem aula

Curada da Covid-19, idosa sobreviveu a duas guerras mundias e a gripe espanhola

Seis formas de trazer a natureza para dentro de casa para aliviar o estresse e a ansiedade na quarentena

O dia 4 de abril, seis meses antes das eleições, foi a data-limite para que novas legendas que pretendem participar das eleições tenham seus estatutos registrados no TSE. Nesse mesmo dia, expirou o tempo dos partidos políticos para aprovar a filiação de seus candidatos, que, por sua vez, já deverão ter domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito de outubro.

COMO FICOU:

Jaraguá

O vereador-presidente Isair Moser, o Dico, deixou o ninho tucano e transferiu-se para o MDB. 

Rogério Jung fez o caminho inverso: deixou o MDB e foi para o PSDB.

Massaranduba

Pier Gustavo Berri deixou o MDB e foi para o PL para ser candidato a prefeito. Também deixaram o PSB os vereadores Ilmar Saplinski e Selezio Zapelini, retornando ao PSD.

Guaramirim

Também houve trocas. Ramon da Silva deixou o PSD e foi para o Patriotas, enquanto Ernesto Friedemann saiu do PP e abrigou-se no PL. Já Gerson Peixer agora é do PSD, deixando o ninho tucano pelo qual foi eleito.

Schroeder

O PP reforçou a legenda com os vereadores Giovane Fodi e Danilo Tizziani, que deixaram o PSB e MDB, respectivamente. A presidente da Câmara, Janaina Bucci, deixou o PSD e foi para o PSDB.

Notícias relacionadas

x