Educação,Geral,Jaraguá

Vereador solicita reavaliação do zoneamento escolar em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

Na sessão de quinta-feira (8), o vereador Jair Pedri relatou a situação de famílias que sentem dificuldades nos deslocamentos para levar e buscar seus filhos à escola. O vereador já fez uma indicação - em conjunto com o vereador Luís Fernando Almeida - que solicita ao Executivo autorizar os pais, que comprovem a necessidade, a matricularem seus filhos em escolas que estejam próximas ao seu local de trabalho, quando houver vagas.

A ideia é que primeiramente se preencham as vagas considerando o zoneamento por residência/moradia, para não retirar a vaga de ninguém do entorno onde se localiza a escola. Após feito isso, as vagas que restarem poderiam ser ocupadas por alunos que tenham pais trabalhando perto da unidade escolar. 

Leia mais:

Segundo Pedri, essa iniciativa já existe em outras cidades do país. Ele relatou o caso de uma família que mora no bairro Nereu Ramos e trabalha na Vila Lenzi.

"Os pais poderiam pegar seus filhos na escola mais perto do trabalho e ficar com eles ali, mas (devido ao zoneamento) eles precisam buscar seus filhos lá em Nereu Ramos". 

O vereador Anderson Kassner fez coro ao assunto e relatou a história de dois irmãos - um deles autista - que tiveram que estudar em escolas diferentes por conta do zoneamento, mas que ganharam na justiça o direito de estudar na mesma instituição. Para ele, é preciso reavaliar o zoneamento escolar em Jaraguá do Sul e fazer as alterações necessárias para que esse tipo de situação não ocorra.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!