Geral

Vazão do Rio Jaraguá aumenta com obra de enrocamento

A obra teve uma extensão aproximada de 545 metros. A calha menor foi aumentada de 22 metros para 32 metros de largura e o aumento da seção do escoamento foi de 166 metros quadrados para 216 metros quadrados

21/08/2019

A Diretoria da Defesa Civil, vinculada à Prefeitura, entrega nesta semana a obra de ampliação da calha do Rio Jaraguá, no entorno da Ponte Expedicionário Carlos Frederico Vasel, nas proximidades do Clube Beira Rio. Ela traz segurança a uma região que frequentemente era atingida pelas cheias.

Com as melhorias, o aumento da capacidade de escoamento do Rio Jaraguá, no local, é de 30%. “É bastante coisa, um aumento significativo. Conseguimos dar mais tranquilidade aos moradores da região. A Prefeitura está trabalhando fortemente na prevenção, seja com obras assim, seja com a limpeza em diversos pontos dos rios”, diz Hideraldo Colle, diretor da Defesa Civil.

Além disso, a Secretaria de Obras também tem intensificado a limpeza dos bueiros e o Samae e a Fujama estão atuando na recuperação da mata ciliar, ao todo, 41 mil mudas serão plantadas; cerca de sete mil já foram.

O enrocamento englobou 2.500 metros cúbicos de volume de rochas e recebeu uma estrutura metálica em formato de gaiola, feita com telas de aço e preenchida com pedra britada. O procedimento foi realizado com recursos municipais e federais, que somam R$ 550 mil.

A obra teve uma extensão aproximada de 545 metros. A calha menor foi aumentada de 22 metros para 32 metros de largura e o aumento da seção do escoamento foi de 166 metros quadrados para 216 metros quadrados.

Por

Notícias relacionadas

x