[VÍDEO] Filhote de lontra é resgatado pela Fujama em Jaraguá do Sul
Baboo tem apenas dois meses e foi encontrado em uma lagoa de uma propriedade particular
16/04/2021
Simpático. Assim podemos definir o Baboo, filhote de lontra que foi resgatado pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) na quarta-feira (14).
Conforme o coordenador regional do Programa Resgate de Fauna, biólogo Christian Raboch Lempek, o filhote estava em uma lagoa de uma propriedade particular no bairro Rio Molha. Ele estava correndo o risco de ser atacado pelos cães do local e por isso foi retirado.
Leia mais
- Celebrações lembram no sábado os 15 anos da morte de Padre Aloísio
- Ministro da Infraestrutura afirma a Daniela Reinehr celeridade nas obras de Santa Catarina em 2021
- Confira mais notícias em jdv.com.br
“A espécie é comum na região, só que por ter hábitos noturnos não é vista com frequência durante o dia”, comenta.
De acordo com Lempek, Baboo tem apenas dois meses e está com a saúde em dia. Na manhã desta sexta-feira (16), profissionais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), buscaram o mamífero em Jaraguá do Sul.
“Lá [em Florianópolis] ele terá as condições necessárias para reabilitação e posterior soltura na natureza”, informa o biólogo.
Conforme o coordenador do programa da Fujama, as lontras vivem em média 25 anos e os filhotes ficam com as mães até um ano.
A Fujama vem constatando um aumento significativo no número de resgates de animais silvestres.
Neste ano já são em torno de 170 ações desta natureza. Só em março foram mais de 80 resgates, 352% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os mais frequentes, de gambás e cobras.
Em 2020 a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente resgatou 441 animais silvestres.
“Os animais só são recolhidos quando estão em situação de risco. Quando isso ocorre, eles são avaliados, medicados se necessário e soltos assim que possível”, salienta o biólogo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!